quinta-feira, 1 de março de 2012

Rio 447



Hoje é aniversário do Rio de Janeiro, mundialmente conhecida como uma espécie de capital simbólica do Brasil. O que é muito justo: o Rio radicaliza todas as características do Brasil. Conhecer a cidade é fazer uma espécie de curso intensivo sobre o país. Para o bem e para o mal.
Uma das características mais nocivas da nossa cultura é a auto-complacência. Todo brasileiro sabe que o estado da educação e da saúde do país é uma vergonha, que a corrupção e a impunidade campeiam livres e que nossas cidades estão virtualmente intoleráveis. Mas também gostamos muito de fingir que de alguma forma isso é compensado por perfumarias: música maravilhosa, o melhor carnaval do mundo, belezas naturais estonteantes, "povo feliz e simpático", etc. Isso nos permite fingir que temos problemas mas ao fim está tudo bem. A Suécia tem um padrão de vida maravilhoso mas nós temos praia. Empatou.
Tudo isso é extremado no Rio. A natureza é incrível, tem praias cheias de gente linda, o clima é ótimo, o carnaval é mundialmente invejado e as opções culturais são estonteantes. E a população local ama pensar que isso de alguma forma é uma compensação pelo fato de o crime simplesmente não ter rivais (já que a polícia também é criminosa). Ou pelo fato de que a cidade é completamente esculhambada: a população já aceitou que o Rio é um lugar em que nada funciona e ninguém leva nada a sério. Ou seja, os mesmos problemas que o Brasil inteiro conhece, mas frequentemente lá são piores. Mas tem carnaval. Ou, numa versão ainda mais nociva, essa esculhambação total é incorporada ao "charme" da cidade.
No fim é aquilo, tudo o que o Brasil tem de bom e de ruim, o Rio tem mais. Para dar outro exemplo, é um lugar que leva ao extremo aquela coisa que existe em todas as partes do país: vivemos num país que nos odeia, só nós somos legais e respeitamos os outros, embora curiosamente falemos mal deles 24 horas por dia. Mas é diferente: na boca dos outros isso é bairrismo, na nossa é apenas o reconhecimento de uma verdade óbvia.
Exatamente como o Brasil, o Rio é um poço de problemas que a população local vê de forma muito complacente. Só que mais. Exatamente como o Brasil, o Rio é muitíssimo sedutor e tem milhões de coisas maravilhosas para fruir, caso voce não esteja sendo assaltado ou preso no trânsito. Só que ainda mais.

3 comentários:

  1. Tiago vc amaaaaaaaaa o Rio de Janeiro com certeza néhs??!?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou responder seu questionamento atraves do post de amanha. que por sinal nao será sobre o Rio, hahahahaha

      Excluir