quarta-feira, 7 de março de 2012

A fé dos ateus

Acho muito engraçado ver o ar de superioridade de muitos ateus. Do ponto de vista deles, o resto do mundo é formado por uma horda irracional de lunáticos que por pura ignorância acreditam em coisas pré-históricas por necessidade de explicar aquilo que não entendem. Essas pobres pessoas, nesse ponto de vista, se rendem a necessidades muito básicas e deixam esses instintos triunfarem sobre a razão. O resultado disso é a inexplicável permanência da religião, o grande mal do universo, mantendo a obscuridade em um mundo que não deveria precisar disso.
Assim como nem todas as pessoas religiosas são lunáticos obscurantistas, nem todos os ateus são assim, obviamente. Mas pra mim esse tipo de pessoa nada mais é do que a versão atéia do obscurantismo religioso. São exatamente iguais aos outros que julgam terem descoberto a verdade em uma religião e acham que quem não concorda é idiota.
Afinal, ser ateu também é acreditar em algo. Ser ateu não é ser cético e racional. É acreditar que Deus não existe. Ora, por definição é impossível provar que Deus existe ou que não existe. Sobra a fé. Muitos têm a fé de que Deus existe, outros, os ateus, têm a fé de que Deus não existe. Isso não tem nada de racional.
Claro, essas pessoas pseudo-racionais sacam rapidamente o seguinte argumento: "Não digo que Deus não existe. Apenas não posso acreditar naquilo que não se pode provar". Ora, essa é uma tentativa muitíssimo desajeitada de driblar o problema anteriormente apontado. E por muitos motivos.
1) Religião é uma questão de fé, não de ciência. Pedir provas da existência de Deus é utilizar critérios científicos de validação para uma questão religiosa. Algo que nenhuma pessoa de bom senso pode aceitar que ocorra no sentido oposto. Ou seja, é absurdo utilizar critérios religiosos de validação para falar de ciência: "a evolução das espécies é uma farsa, pois a Bíblia não a referenda". Mas se não podemos usar a religião para chegar a conclusões científicas, porque o contrário deveria ser aceitável?
2) Beleza então, vamos analisar a religião pelo prisma científico. Não há provas de que Deus existe. Essa premissa permite chegar à conclusão de que Deus não existe? Nenhum calouro de graduação seria aprovado se fizesse tal raciocínio. Imagine você se todas as teorias não comprovadas fossem dadas de antemão como falsas? Ainda viveríamos na pré-história! Imagino um antepassado há 100 mil anos fazendo a primeira lança para matar animais. Um antepassado dos ateus diria: "há provas de que esse instrumento é eficaz na caça? então ele não presta!".
Uma teoria científica não pode ser dada como falsa simplesmente por não haver provas de sua veracidade, já que elas ainda podem aparecer. Ela teria de ser desacreditada de outra maneira. Por exemplo, provando seu absurdo lógico (o que não aconteceu com a existência de Deus). Ou encontrando provas que apontem no sentido oposto (mas não se provou que Deus não existe).
Enfim, a questão é complicada. Dizer "Não há provas que Deus exista, então todas as religiões são irracionais" é uma tremenda tolice que escapa à lógica. Não há nada de racional nisso. O ateísmo é uma crença que deve ser respeitada como qualquer outra. E os ateus que acham que sua postura religiosa os faz melhor que os demais devem ser colocado junto com os seus semelhantes de outras religiões: o altar da babaquice.
PS: aqui uso o termo "ateu" em um sentido estrito, ou seja, aqueles que não acreditam em Deus. já vi o termo ser aplicado a pessoas que não acreditam nem desacreditam, mas não me parece que essa utilização seja correta.

11 comentários:

  1. Eu concordo lindamente com você Tiago, há mais eu detesto quando um ateu tenta me catequizar, me fazer compreender que a luz da razão é logico que Deus não existe... Faz-se necessário respirar fundo pq me ensinaram que cristãs não podem mandar ninguém para determinados lugares... Aliás, do mesmo jeito que há religiosos fanáticos e desrespeitosos há ateus fanáticos e desrespeitosos...

    A proposito as vezes eu penso que o problema das relações em sociedade não é bem o que se crê ou não, mas a falta de capacidade de respeitar e dialogar com a fé do outro sem ter a intenção de converter a pessoa a sua fé...

    ResponderExcluir
  2. desculpe, mas a religião já causou e ainda causa muito mal a humanidade, você pode até ser bonzinho, não somos contra você e sim contra sua idéia...

    ResponderExcluir
  3. Não posso deixar de palpitar sobre isso. Acho que o principal já foi dito por você, Tiago, e pela Pandora. Mas tem outro aspecto que eu gostaria de comentar. O ateísmo que conhecemos é um fenômeno da cristandade e, mais especificamente, do ocidente moderno. Ele é par da secularização. Mais do que científico, como você mostrou, o ateísmo é uma confissão de fé na inexistência de Deus, mas não de um Deus qualquer. O Deus negado pelos ateus é o Deus da tradição judaico-cristã ou, no máximo, o Deus das religiões monoteístas (incluindo, aqui, o Islã). Não que aceitem as deidades das outras religiões, é que elas simplesmente não constituem um problema para estes ateus. No fundo, os ateus que conhecemos não combatem a fé, mas aquilo que ela representa contra o avanço da secularização, entendida como caminho para a emancipação do indivíduo moderno. Parece-me que o ateísmo é mais uma das respostas apaziguadoras dos dramas da contemporaneidade ou mais um dos fundamentalismos que dão certezas quanto aos caminhos a seguir no mundo das indeterminações. Mas os seus caminhos (do ateísmo) exigem o rompimento com algumas "amarras" da tradição judaico-cristã, vista/lida (não sem muita razão) como patriarcal, homofóbica, racista, falocêntrica, moralista... Minha crítica aos ateus é que, para questionar a cultura judaico-cristã, jogam fora com ela também o que ela tem de bom e de "divino". É certo, para mim, que a tradição religiosa do ocidente precisa de renovação e atualização, mas ela própria vem se encarregando disso desde, pelo menos, a década de 1960. Há muita reação conservadora a essas mudanças, mas eu tenho fé na transformação. Suponho que, caso a religião consiga atualizar-se ao mundo contemporâneo sem secularizar-se, o ateísmo perderá muito da sua força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guilherme, seu comentário também é perfeito, aliás, complementou o post do Tiago, como sou cristã também gosto de pensar que é possível seguir um caminho de renovação para a fé cristã no Ocidente... Mas não estou certa dessa possibilidade, é apenas algo que eu realmente gostaria que ocorresse e pelo qual trabalho timidamente em minha comunidade religiosa local...

      Excluir
    2. Pandora, eu gostaria de saber mais sobre este seu trabalho. Eu tenho tentado pensar em alternativas de trabalho na direção do diálogo inter-religioso e do ecumenismo na minha comunidade e tenho tido dificuldades várias. Talvez pudéssemos trocar algumas figurinhas. Aproveito e divulgo para você um blog que criei sobre o assunto: http://respiraverbo.blogspot.com/ Abraço!

      Excluir
    3. Muito interessante seu comentário Guilherme, mas tem que lembrar que o que você está citando é o movimento que se originou do Ateísmo, que alguns chamam de Neo-ateismo. O Ateismo em si é simplesmente a falta de crença em forças sobrenaturais (no caso, deuses). No mais acho que seu comentário foi claro e objetivo.
      Contudo, eu questiono um ponto do que você disse: "para questionar a cultura judaico-cristã, jogam fora com ela também o que ela tem de bom e de "divino"". O que a cultura judaico-cristã tem de bom e de "divino"? Eles ensinam valores de fraternidade,caridade, altruismo e etc.? Porque essa é exatamente uma das coisas que questiono nessa cultura. As religiões abraamicas pregam que tudo que é bom só pode vir de deus, isso é uma mentira que cria preconceitos. No caso do cristianismo, por exemplo, muitos cristãos (não todos) acreditam que quem é ateu é "filho de satanás". Na verdade, acho que o principal motivo de os neo-ateistas criticarem tanto essas religiões é esse, não precisamos de religiões para sermos boas pessoas. Uma pessoa boa será boa sem deus, uma pessoa má será má, mesmo com deus. Entende o que quero dizer?
      Ah sim, eu sou ateu e sou contra as religiões judaico-cristãs, mas respeito as pessoas que as seguem, tenho muitos amigos cristãos, inclusive pastores e um padre.

      Excluir
  4. Ateus tentando "catequizar" os outros, como lido anteriormente, podem ficar tão insuportáveis quanto aqueles crentes que te enchem o saco o tempo todo só porque você não quer saber deles.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou ateu, e não procuro catequizar os outros, já que não gosto que tentem me catequizar. Mas realmente é besteira isso, é cair num fanatismo religioso sem acreditar em Deus.

    ResponderExcluir
  6. O altar da babaquice foi demais. rsrsrs!!
    Alguns ateus querem mesmo catequizar. Como quem se torna "crente" ou quem pára de fumar. Parece que descobriram a verdade absoluta e todos têm que fazer o mesmo.
    Acho que o mais sensato foi o q a Pandora disse: "respeitar e dialogar com a fé do outro sem ter a intenção de converter a pessoa à sua fé". Aliás Pandora é pagão, mas ela é cristã. Essa convivência (e respeito pelas diferentes culturas) é o que sempre faltou ao longo da história da humanidade, com raras exceções. Muito bacana também o comentário do Guilherme.

    ResponderExcluir
  7. Texto muito bem escrito, defendendo uma ideia ridícula a meu ver. Mas só quero comentar esse parágrafo:
    “Uma teoria científica não pode ser dada como falsa simplesmente por não haver provas de sua veracidade, já que elas ainda podem aparecer. Ela teria de ser desacreditada de outra maneira." - (errado, isso é uma hipótese cientifica, Teoria Cientifica é um fato comprovado e observável, o que não é o caso de deus(es).
    "Por exemplo, provando seu absurdo lógico (o que não aconteceu com a existência de Deus)." – (Não aconteceu? O Cristianismo diz que deus criou o mundo e os homens, deixou que o pecado entrasse no mundo, não venha dizer qu não deixou porque “não cai uma folha da árvore se deus não mandar”. Aí ele castiga o homem e o homem perde a comunhão com ele(deus). Daí ele traça um plano para que o homem seja salvo: Ele envia seu filho, que é ele mesmo, para se sacrificar pela humanidade. Ele se auto-sacrifica como uma oferta a si mesmo para salvar o homem que ele mesmo condenou. Isso é lógico?)
    "Ou encontrando provas que apontem no sentido oposto (mas não se provou que Deus não existe).” - (Esse é o pior, é impossível provar que algo não existe, não há provas de que coelhinho da páscoa não existe, nunca houve e nunca haverá, mas nós não acreditamos nele porque além da falta de evidências, a própria crença em si é absurda, o que na visão de muitas pessoas e eu me incluo é o mesmo caso de deus(es)
    Resumi as ideias mas acho que dá pra entender.

    ResponderExcluir