Mais oito anos e foi a vez de Lula. Nome essencial de um partido que construiu sua trajetória a partir da contestação ao regime e grande líder sindical do período final da ditadura. Mas também não fez nada. Agora é a vez de Dilma, torturada pelos carrascos. Mas transige com eles. Cria uma comissão da verdade que é melhor que nada mas que cada vez mais vai sendo esvaziada.
O Brasil realmente não é para principiantes. Somos governados há mais de 20 anos por grupos que se opuseram ao regime, e em vários casos pagaram caro por isso. Na esfera pública há uma unanimidade de que o regime foi uma catástrofe (ainda que no silêncio dos esgotos há quem sinta saudades daquele tempo). Mas não acontece nada.
Ou melhor: acontece. A farra das indenizações, que em muitos casos nem se justifica. O próprio Lula é um exemplo: não me parece razoável que 30 dias de prisão que em nada mudaram sua vida justifique uma pensão eterna do Estado. Uma indenização seria muito mais justa.
Mas esse é o Brasil. Um país em que tudo se acoxambra. A ausência de justiça para os monstros e a indenização como paliativo (um verdadeiro "cala-boca" que não substitui em nada a justiça real) são a cara de um país em que tudo se resolve na base do compromisso. É assim mesmo que somos. Não queremos confusão. Preferimos a injustiça silenciosa que a luta por justiça.
Nunca dou a Argentina como modelo de nada. É um país cheio de problemas, e com uma cultura política totalmente complicada, personalista e turbulenta. Mas com todos os seus problemas, os hermanos estão dando uma aula nesse assunto a todos os seus vizinhos. O kirchnerismo (tão ridicularizado pela direita e esquerda brazucas) está lutando bravamente para estabelecer a justiça histórica. Nos últimos 10 anos muitos verdugos encararam julgamentos e foram condenados a penas duríssimas.
Lá o lema é "ni olvido ni perdón" (nem esquecimento nem perdão). Aqui é o contrário. No Brasil impera um pacto implícito que diz mais ou menos o seguinte: "os prejudicados serão compensados financeiramente, os monstros ficam em paz, todo mundo critica o regime mas ninguém faz nada contra seus protagonistas". Isso é a cara do Brasil. Uma cara horrorosa.
porra Tiago, vai tomar no cú, cara! Não to falando isso só porque estou bêbado, isso não é uma desculpa,mas não gosto que fale que somos assim, nós podemos estar assim desde quando somos Brasil, subistitua o "é" por "estar" que o texto vai ficar um pouco mais experançoso, se é que esperança é com x, o que não tem nada haver com o texto, tanto quanto sua desilusão, aprendi com você a ver a realidade, mas sou brasileiro pelo território em que nasci e não estou pra deixar isso rolar. Se quiser saber como, se quiser ajudar, vai ser muito bom e de muitíssima utilidade, é só me procurar, meu e-mail é enzo_pena@yahoo.com.br , valeu! Não sou parado nem a paz qune reina é a minha.
ResponderExcluirBora pra luta!
Aliás, com seus textos, você já está ajudando, mas pode ajudar mais!
ResponderExcluirValeu!