quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O País do Futuro






Me diga o que há de comum entre os seguintes fatos:



- Todas as cidades brasileiras vêem o trânsito piorar a cada dia. Ruas superlotadas de carros, ônibus porcaria transbordando de gente, motoqueiros ensandecidos. E não vejo ninguém tentando resolver o problema. Metrô? Nem pensar.



- A educação brasileira perde em qualidade para a de inúmeros países bem mais pobres da América Latina em todos os índices da Unesco. E tudo continua igual.



- Viajei ontem 200 km de carro de Belo Horizonte para uma região altamente industrializada do interior mineiro. Foram 4 horas de viagem. E dei sorte: o trajeto frequentemente leva 6 horas ou mais.



- Já começou a temporada das chuvas e das enchentes. Todo ano chove, todo ano tem enchente, pessoas desabrigadas, o Brasil se comove, aí no ano que vem começa tudo outra vez.






Vamos parar por aí. O que essas coisas tem em comum é: não há governantes dispostos a pensar o Brasil a longo prazo. Sob FHC e Lula o país melhorou, mas cada um a sua maneira os dois se preocuparam apenas em resolver os problemas momentâneos. Não houve nenhum planejamento de longo prazo.



E problemas como os citados precisam exatamente disso. O trânsito só vai melhorar no dia que alguém pensar "meu Deus, o trânsito só piora, onde isso vai parar? o que podemos fazer para que daqui a 20 anos isso esteja melhor? que reformas estruturais são necessárias para mudarmos isso?". O mesmo vale para a educação, estradas, prevenção às chuvas, etc. Todas essas coisas precisam de reformas profundas, várias das quais serão impopulares num primeiro momento, e em diversos casos os resultados não virão a tempo de dar votos na próxima eleição.



E não adianta culpar só os políticos. Quantas pessoas você conhece que levam em conta essas coisas na hora de votar. Na hora de escolher seu último candidato você se perguntou em que medida a escolha por cada um dos postulantes implicava em soluções diferentes para esses problemas, que são os problemas reais da sociedade? Porque nao adianta votar no cara mais legal, naquele que tem a propaganda que te emociona, no que tapou o buraco da tua rua ou no que pingou centavos na tua conta. Nada disso vai mudar o país em que vivemos.



O Brasil pode até ser o país do futuro mesmo. Mas só se tivermos gente com coragem e visão para mudar profundamente elementos estruturais que impedem que nossa vida melhore de fato. Gente que entenda que não adianta tapar buraco, mas reconstruir a estrada inteira. Vai custar caro, trazer transtorno, pessoas vão reclamar. Mas no longo prazo o problema será resolvido. Sem isso, o tal futuro não vai chegar nunca.

2 comentários:

  1. A maneira pela qual o Brasil voto é o grande problema. Votos para resolver e beneficiar estágios momentâneos. O político que foge disso..... não é reeleito. É foda!!!!

    ResponderExcluir