sábado, 17 de dezembro de 2011

Milonga

Para minha surpresa o Vale do Aço mineiro amanheceu com um friozinho gostoso neste sabadão de dezembro. E nada combina mais com o frio do que escutar uma boa milonga.


No entanto é importante evitar confusões. Muitos brasileiros pensam que milonga é aquela versão mais alegrinha (ou menos deprê) do tango. Não amigos, isso é uma invencionice portenha, a chamada "milonga ciudadana". A milonga a qual me refiro é a campera, que reina no pampa que ignora as fronteiras entre Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. É o fundo musical daquelas cenas características, com churrasco, cavalos, galpões e o pampa (evidentemente a imagem que ilustra o post é um exemplo).

A milonga a qual me refiro é a que foi acertadamente definida pelo gaúcho Vitor Ramil como "a estética do frio". Tem como base uma batida absolutamente inconfundível de violão. E, embora não seja obrigatório, normalmente transmite uma certa melancolia. Gosto mais na versão instrumental, ainda que também possa ser muito bem usufruída quando cantada. E como em todo o tipo de música folclórica, gosto muito de certas versões mais modernizadas, ainda que dê para escutar perfeitamente os clássicos. Enfim, amigos, uma boa pedida para dias frios é a tal da milonga. Abaixo, exemplos de várias de suas modalidades: instrumental, cantada, moderna, clássica. De alguma voce vai gostar. Curtam.









4 comentários:

  1. Vai bem dentro d'alma Tiago, como a música tem que ser!

    ResponderExcluir
  2. Eu, toda perdida, e o Tiago vem e me lembra desta maravilhosa música, a milonga. Compartilhando no facebook.

    ResponderExcluir
  3. Don Marcelo, ha quanto tempo nao vejo teus comentarios por aqui. Me gusta mucho el chamamé,que tal:
    http://www.youtube.com/watch?v=pQHh-81H0S4

    ResponderExcluir