terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Educação: hipocrisia nacional

Vi hoje o resultado de mais uma pesquisa que coloca o Brasil em posição constrangedora no campo da educação. Apenas para dar uma idéia: somos o terceiro país do mundo que paga o pior salário para professores. E enquanto apenas 21% dos professores primários brasileiros têm curso superior, esse número é de 94% no Chile (não da Dinamarca ou na Holanda, mas em outro país latino-americano).
Aí o cidadão posta um link para essa pesquisa no facebook. Comenta algo tipo: "nossos políticos são uma droga", "malditos petistas", "malditos tucanos", e por aí vai. Só besteira. Comentários assim são o típico resultado de uma educação de merda. Porque a culpa disso não é dos políticos não, meus amigos. A culpa é TODA nossa.
Primeiro: você conhece alguém que votou em algum candidato pelo que ele fez pela educação? Que tenha procurado saber o que ele fez nesse campo nas funções que desempenhou em sua vida pública? Eu NUNCA escutei ninguém mencionando isso. Repito: em 39 anos de vida nunca vi alguém escolher um candidato priorizando minimamente o que ele fez pela educação. Votamos em FHC porque ele acabou com a inflação e votamos em Lula porque ele trouxe crescimento. O resto não tem importancia. Fingimos acreditar naqueles dados que mostram que eles fizeram maravilhas pela educação (embora saibamos muito bem que no máximo eles ampliaram o número de pessoas que recebem uma educação porcaria, mas nem tentaram mudar o fato de que essa educação é uma porcaria) e ficamos por aí mesmo.
Vamos falar então de algo que não tem nada a ver com política. Quantas pessoas voce conhece que sabem o salário dos professores de seus filhos? Que conhecem o projeto pedagógico da escola deles? Que deram uma folheada no livro didático no início do ano? Que vão à escola reclamar quando acham que seu filho está recebendo uma educação abaixo da critica?
E não estou falando de escola pública não. Falo de escola particular mesmo. Já contei aqui dos 400 mangos mensais que paguei para meu herdeiro aprender lixo, mesmo que eu fosse reclamar o ano inteiro. Os outros pais só reclamavam quando algo afetava a ELES, e não às crianças (tipo o numero altíssimo daquelas festas insuportáveis que não servem pra nada, os gastos envolvidos nelas, coisas assim). A professora imbecil de história não era problema.
Então vamos combinar assim. O Brasil tem uma educação de merda, isso ferra o país criando cidadãos de merda desde o princípio e matando qualquer chance de futuro para nossa nação. E a culpa disso é de cada um de nós. E renovamos nosso compromisso com um país de merda a cada minuto em que continuamos sem fazer nada além de repetir frases bonitas sobre o assunto nas redes sociais. Combinado então?
PS: se alguém me acha amargo demais nesse campo, faça uma coisa. te passo uma lista de ex-alunos meus, rapazes e moças entusiasmados, brilhantes e esforçados, que me encontram e me contam com os olhos brilhando que estão dando aula, cheios de orgulho por ajudar de alguma forma o país. Aí a certa altura começam a falar das dificuldades, baixam os olhos, e se mostram resignados, sabendo que não vai mudar. Esse pessoal me mata de orgulho. Mas me mata de raiva também saber que eles mereciam um país que valorizasse minimamente o esforço deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário