sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Monstro Gal Costa


A maior prova de que a música brasileira é insuperável é sua capacidade eterna de nos surpreender. A gente acha que conhece bem a produção musical do nosso país, e aí de repente, do nada, aparece algo que a gente não conhecia, e não entende como pôde sobreviver sem isso.
Sempre tive Gal Costa na conta de uma grande cantora do ponto de vista técnico. Pra mim, ainda que uma grande cantora, ela não podia sonhar em reivindicar um posto entre os monstros sagrados da nossa história musical. Afinal, não me parecia alguém capaz de transmitir emoções, algo essencial para quem vive da voz.
Aí, do nada, meu velho amigo Waltencir, meu colega de república dos tempos de Unicamp, e professor da UFPR, me apresenta as músicas que ela gravou há uns 40 anos. Sinceramente, não sei se o odeio por não ter feito isso há 20 anos, quando dividíamos o mesmo teto, ou se o amo por ter feito isso agora. Acho que vou ficar com a segunda opção.
Anuncio ao mundo: Gal Costa foi a maior cantora que já existiu neste país. E só lamento que ela tenha resolvido fazer outras coisas em outros momentos de sua carreira. Mas felizmente houve o momento em que ela fez o que devia: cantou com muita emoção e sentimento músicas de forma perfeita. A trilha sonora dos céus. Viva a música brasileira.





2 comentários:

  1. Tiago, quando morávamos embaixo "do mesmo zinco", estava em uma fase meio irritado com ela, exatamente por conta de uma série de discos que acho não faziam justiça a cantora que eu sabia que ela era. Além disso, esses discos de 70 me doíam de uma tal forma que eu nem aguentava ouvi-los, de tanta dor. Gal reúne, para mim, múltiplas tendências e sabe sintetizar coisas díspares com uma maestria sem correlato por aqui. Sabe que é uma cantora magistral e mesmo assim sabe sair do lugar comum onde repousam, quase sempre, todas as divas, que sabem de seu talento. Tem o gosto pela novidade e a modernidade, acho que Marina Lima acertou quando disse que Gal foi e é a primeira cantora verdadeiramente moderna no Brasil. Ela tem o gosto pela experimentação e corre os riscos que ela traz pra qualquer artista que mereça receber esse nome. Foi uma falha minha mesmo não te falar sempre do quanto ela é importante pra mim e pro Brasil. Mas como é a vida, eu odiando Milton e você nem ligando para Gal. A vida depois me ensinou o tamanho enorme do Milton e você descobriu a grandeza da Gal. Deve ser por essa capacidade de rever conceitos, de ir contra o que está dito, até por nós mesmos, de saber experimentar sempre o novo e seu sabor de milagre que, desde nossa república, até hoje, conseguimos sempre fazer a segunda opção, eu também te amo por isso e por muito mais que o tempo não apaga. Até porque foi você que me fez ouvir Refazenda dias a fio no nosso apertado apartamento campineiro, e desde então, descubro "coisas muito banais" com Gilberto Gil.

    ResponderExcluir
  2. Galzinha é minha bonequinha chululu. rsrs... E como vc disse no facebook: "Eu já sabia!"... hahahaha
    Mas falando sério, infelizmente Galzinha saiu do caminho da salvação. Que cantora perdemos! Uma roqueira perdida no tempo.

    ResponderExcluir