segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Maravilha Suprema do Capitalismo


Hoje é dia de brincarmos de senso comum. Vamos nessa?
O capitalismo é um sistema criado por humanos há uns 250 anos. Começou a se tornar uma realidade para a maior parte do globo há uns 100. Se tornou o sistema totalmente hegemônico no planeta há 20 (em termos históricos, uma fração de segundo, portanto).
Como foi criado por humanos, o capitalismo é um sistema que tem coisas boas e ruins. Às vezes funciona melhor, em outros pior. Não cuida de todas as pessoas, e nem se propõe a isso. É o responsável por avanços incríveis que mesmo seus piores inimigos reconhecem. Tem defeitos intrínsecos terríveis que mesmo seus maiores defensores lamentam.
Ou seja, o capitalismo é uma criação humana como outras. Excepcionalmente bem sucedido, mas criado e mantido por humanos. Como qualquer outra coisa que exista no planeta terra (não só as criadas por humanos, mas principalmente elas), está fadado a terminar um dia.
Tudo muito óbvio. Mas imagine: há pessoas que acham que ele vai durar para sempre. Veja bem: PARA SEMPRE. As rochas terão deixado de existir, as espécies animais e vegetais que conhecemos hoje estarão extintas, mas daqui a, sei lá, um milhão de anos o capitalismo vai continuar existindo.
Imagine: há uns 50 mil anos, o antepassado da minuscula, doce e inofensiva cadelinha que tenho agora em meu colo era um lobo selvagem e feroz. Uma espécie assassina, que convivia com tigres dentes de sabre e mamutes se transformou nisso. Mas há quem imagine que em milhões de anos o capitalismo ainda vai existir, certamente praticado por seres que nem imaginamos quem sejam, já que certamente nós não existiremos mais daqui a tanto tempo.
E acredite: eu tenho um monte de alunos que acham isso. Sempre escuto isso nas minhas aulas de história contemporânea. Historiadores, pessoas especializadas na explicação do fato elementar de que as sociedades sempre mudam, e essa mudança nunca vai parar, formados por uma universidade federal, numa grande e evoluída cidade brasileira pensam isso.
Taí a grande demonstração de força do capitalismo. Se essas pessoas podem acreditar em algo que desafia a lógica mais elementar, eu me convenço de que realmente nada no mundo pode com o capitalismo. Me convenci: pode ser que daqui a 3948 trilhões de anos ele ainda exista. Depois dessa não duvido de mais nada.

2 comentários:

  1. Concordo com a sua posição, contudo, sou aculturado desde o ensino médio na visão de um capitalismo, não eterno, mas bastante (enfase no bastante)durável. Isso se deve, acredito eu, ao fato da rápida expansão, como o senhor mesmo mostrar, e principalmente da forma como o capitalismo conseguiu sobreviver a fortes abalos no século XX e entre trancos e barrancos sobrevive no XXI.

    Posso Sugerir uma questão, para um próximo post?

    História Oral e Memória.

    Nos vemos na Aula.

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu estava pensando que dou pitaco demais no 171: "Tiago bota o video do YouTube e não o link; Tiago tira as letras de confirmação de comentario; e blá... blá... blá" Mas o Jefrfrey sugeriu tema para post, então ele ganhou de mim e eu estou com minha consciencia metida mais limpa kkkkkk

    Sobre a história, Tiago, como historiadora em formação, percebo cada dia mais que nós mal sabemos como chegamos aqui, há infindaveis coisas sobre o passado que nós ignoramos e é por isso que continuamos lançando perguntas a ele e indo aos arquivos fuçar em sua poeira em busca de respostas que nem sabemos se virão ou não... Então, como seres que confessam seu desconhecimento sobre o passado e com isso justificam seus projetos de pesquisa, bolsas e derivativos podem abrir a boca e professar CERTEZAS sobre o futuro?!?!?

    Os homens são imprevisiveis, são um sistema caotico!!!

    Cheros Tiago, não bote fogo na casa e nós não nos vemos na aula, infelizmente kkkk :p

    ResponderExcluir