sábado, 4 de fevereiro de 2012

Morte à universidade pública


Nas últimas 24 horas vi um monte de alunos postando essa coisa ridícula no facebook. E vou confessar: tive vontade de assinar a Veja. Porque se é isso o que meus alunos estão aprendendo a ser na universidade pública, melhor fechar mesmo.
Pois na minha opinião, a direita está completamente errada em atacar a universidade pública. Nos caracterizam como um bando de vagabundos que não fazem nada de útil para a sociedade, nada mais que um punhado de mauricinhos usando o dinheiro público para difundir ideologias esquerdistas. Bem, essa parte do esquerdismo só existe nos delírios deles. Nos muitos anos em que vivo na universidade o que mais ouço são discursos extremamente conservadores. Meu aluno padrão tem os mesmos preconceitos do resto da sociedade. E vivem xingando o PSTU e outras correntes socialistas, enquanto se mostram muito mais benevolentes com os assassinatos e tortura dos regimes militares do continente. Por exemplo, a homofobia corre solta na universidade, tanto pública quanto particular.
E ao postarem essa aberração no facebook mostram duas coisas. Primeiro, acham que estudar menos é uma vantagem. Vai lá, otário da particular, morra de estudar enquanto eu fico à tõa. Segundo, é um babaca elitista que se acha superior aos que não tiveram a oportunidade de estudar numa universidade pública. Algo que frequentemente tem mais a ver com oportunidade do que com capacidade.
O que a direita acha que é "esquerdismo" pra mim é senso crítico. A universidade pública não é de esquerda, mas pretende ser uma trincheira democrática, difundindo uma visão mais igualitária das coisas. Mas se o que estamos formando é gente que acredita nessas idiotices, então a direita está certa mesmo. Estamos formando babacas escrotos e elitistas. Com dinheiro público. Se é assim, melhor fechar. O que fazemos não tem mesmo qualquer sentido. Pra formar gente assim, melhor cobrar, e caro. Pena que os que postam isso frequentemente não poderiam pagar. Azar deles. Quem mandou ser burro?

9 comentários:

  1. Professor Tiago!!! deixe de sua revolta, assuma que vc é gay!!! que bixa escrota do caralhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso modero os comentários, detesto ver escrotice de gente idiota se espalhando pela net!

      Excluir
  2. com toda licença do mundo, apenas aqueles que são os alunos que realmente se esforçam bastante estudando sabem o que passam e aproveitam as férias e não há vergonha nisso, generalizar nesse caso é um erro. Os professores, que possivelmente ja passaram por issso deveriam ter compreensão ao invés de nos crucificar, até por que no passado já fizeram isso, alguns realmente merecem descanso.

    ResponderExcluir
  3. Já fui aluna do professor Tiago e conheço bem o seu discurso ácido! Nesse ponto concordo contigo professor é isso que estamos criando nas universidades públicas, e a juventude se empolga em saber que está de um lado da trincheira que parece melhor. Mas trincheira é trincheira, um dia eles descobrirão isso. E esses anônimos (alunos??) não sei pq se escondem, nunca tive problemas em falar abertamente para o professor que discordava do seu argumento, e isso era constante, rs! Mas enfim, se vocês acham que se esforçam o bastante, continuem estudando. Para o estudo não há férias. E Tiago, você anda reprovando muito aluno por aí hein?! Meninada tá revoltada, hahahaha! Abraços pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Salve, Tiago, é o Renato.

    1) Seu artigo está certo.

    2) Se o cara anônimo que te deseja é teu aluno (deveriam ser vetados comentários anônimos e de anônimos, aliás), bom... só comprova seu argumento.

    3) A universidade não é esquerdista, ela reverbera o que está aí no social. E é cheia de gente... não bem conservadora... eu diria ressentida e reacionária memso. Sabemos disso. E a sociedade brasileira ainda está em processo de democratização. Temos muito chão pela frente.

    4) Por fim: se por um acaso os bons alunos que merecem descanso reproduzem mensagens como a vista na sua postagem, então são só isso: bons alunos, mas não BONS ESTUDANTES. Não trazem nada do que lêem para o cotidiano e para suas vidas.

    Parabéns pelo blog. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. BOM TIAGO ,CONCORDO PLENAMENTE COM O SENHOR,REALMENTE EXISTE MUITOS ALUNOS QUE PODEM TER POSTADO ESTAS MENSAGENS NO FACE PARA SE GABAR DE ESTA NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL OU ATÉ MESMO POR QUESTÕES POLITICA, MUITOS NÃO ENXERGAM QUE MAIS FÉRIAS,É MENOS CONTEÚDO DADO, MENOS APRENDIZADO.
    PARABÉNS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  6. Esse anônimo é um otário. seu otário, sua bixa covarde, aparece ai. O que Tiago falou tem todo sentido.

    ResponderExcluir
  7. Fala sério um professor que está de férias, reclamando porque os alunos estão de férias, merecidas por sinal. Porque a vossa senhoria então não volta para a coordenação do curso?
    Ser bem quisto numa universidade pública é privilégio de uma turma, ser xingado de burros, entre outros adjetivos. É comum a você, que tem conduta inadequada de professor, o título pode até ter mas ser educador já é outra questão, um desafio para você!

    ResponderExcluir
  8. O anônimo simplesmente não aprendeu a ler...

    ResponderExcluir