sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Homens, esses imbecis



Não passo um dia sem ver no facebook alguma lição de relacionamento. O que tem de professor ensinando os outros a ser feliz em algumas linhas é uma grandeza. Um tipo muito frequente de "aula" é "como tratar uma mulher".
Você sabe do que estou falando. É uma coisa ridícula, que presume que todos os homens do planeta são versões pioradas do Homer Simpson. Só pensamos em ver MMA bebendo cerveja e peidando. Não temos cérebro, somos egoístas, não tentamos agradar nossas mulheres e sonhamos com um planeta lotado de loiras peitudas e QI zero.
Isso pode até ser engraçado. O Homer, por exemplo, é muito engraçado. Mas a coisa perde toda a graça quando constato, absolutamente surpreso, que muitas mulheres levam isso a sério. Compartilham com o maior entusiasmo esses links, comentam que o texto é perfeito, que homem é assim mesmo, blá-blá-blá.
Bem, se é pra levar isso a sério, então vamos lá. Esses textos claramente presumem o seguinte: mulheres são perfeitas, o que estraga o mundo é o fato de os homens serem idiotas. "não tem mais homem de verdade" é um comentário muito frequente nesses posts. Será? As mulheres são essa beleza toda mesmo? Todas são gênias honestíssimas perdidas num planeta de homens babacas? Será MESMO que elas nada têm a aprender, apenas a ensinar?
O que acho mais estranho é que essas mulheres parecem não ter aprendido nada com o feminismo. O objetivo desse movimento era que as mulheres pudessem ser o que desejassem. Astronautas, varredoras de rua, lésbicas, virgens, ninfomaníacas, donas de casa, empresárias. Tanto faz. O que importava era o exercício do próprio desejo. Que não houvesse barreiras sociais para que as mulheres construíssem suas vidas como achassem melhor.
O que há implícito nisso é o bom e velho individualismo iluminista. Cada pessoa é um mundo à parte. Cada indivíduo é absolutamente único e insubstituível. Assim, nada mais justo que todos possam dar vazão à sua subjetividade, até onde isso não prejudicar ninguém. As feministas simplesmente queriam que esse direito, até então exclusivamente masculino, fosse extendido às mulheres. Perfeito.
Aí vêm essas pobres coitadas projetar sua própria infelicidade nos outros. Suas vidas não estão bem, e ao invés de aceitar que momentos assim ocorrem com todos e tentar seguir em frente, preferem atacar o sexo oposto, culpando-o por todos os males do mundo. Presumem que todos os homens são iguais, ignorando a lição básica do feminismo, de que cada pessoa é um universo à parte.
E o pior de tudo: com essa postura repelem os caras legais, já que ninguém em sã consciência vai querer conversar com uma louca dessas. Só vão se aproximar os aproveitadores, que sabem muito bem que esse tipo de mulher está desesperada pra encontrar alguém. Aì ela sofre de novo, conclui que homem é tudo igual, e o jogo recomeça.
Não sou professor de relacionamentos. Mas o que eu diria é: fez uma escolha errada? Culpe a si próprio. Não ponha a culpa na metade da humanidade que pertence ao sexo oposto. Há homens e mulheres para todos os gostos. Se voce escolheu um(a) que não presta, a culpa é sua. Siga com a vida e escolha melhor na próxima vez.

Um comentário: