sábado, 25 de fevereiro de 2012

Gente fina é outra coisa



O vídeo acima é uma das coisas mais inacreditáveis que já vi na vida. Nele, Boris Casoy culpa Lula pela morte da dona da Daslu. Sim, ela morreu de câncer. Mas o argumento é o seguinte: para desviar a atenção do mensalão, Lula mandou prender a pobre empresária, e isso a deixou tão tristinha que acabou morrendo.
Bem, claro que há algo de cômico nisso tudo. Afinal, até onde eu sei, não há indícios de que humilhação cause câncer. Se causasse, todos os lixeiros do Brasil teriam morrido depois que o mesmo jornalista se expressou de forma tão preconceituosa em relação a eles.
Naturalmente que um aspecto muito explorado pelos defensores do governo é a absurda parcialidade política do comentário acima. Afinal, não foi o Lula quem prendeu a referida empresária. Foi uma investigação da Polícia Federal em vários estados, autorizada pela Justiça e com participação do Ministério Público. Casoy faz o pobre telespectador ignorante achar que Lula telefonou a alguém e disse "prenda a fulana pra mim, por favor?". E não foi assim MESMO. A maracutaia foi comprovada. Mas o vilão da história é Lula, claro.
No entanto o que me incomoda mais é outra coisa. Para Casoy e uma parte imensa da mídia, a empresária é quase uma santa. Todos estão lamentando a morte dela. Isso porque ela foi condenada a quase CEM ANOS de prisão por uma cacetada de crimes. O melhor dos argumentos é "ela dava emprego às pessoas". Criminoso elogiado por empregar pessoas? Vamos elogiar os traficantes de drogas então?
Bem, claro que há um elemento de classe aí. A dona da Daslu era gente boa. Vivia na alta sociedade, circulava entre os milionários, vendia roupas a eles. Representava a "gente de bem". Prendê-la por roubar os cofres públicos foi uma coisa de muito mau gosto. Não se faz isso com pessoas como ela. A etiqueta recomenda que ricos da alta sociedade jamais sejam incomodados. As mesmas pessoas que são tão moralistas com os outros acham que empresário tem salvo-conduto para roubar a todos nós e ainda morrerem como santos.
Aposto que semana que vem a capa da Veja vai ter uma imagem dela retratada como uma espécie de Che Guevara do capitalismo. E talvez o Carlos Nascimento diga que já fomos mais inteligentes, pois essa coisa de prender rico é coisa de gentinha. E assim vamos.

2 comentários:

  1. Essa só não ganhou da dos garis, a cada dia que se passa ele consegue se superar negativamente.

    ResponderExcluir
  2. De onde esse Boris tirou isso, como concluiu as coisas de forma tão absurda. A Eliana foi capa da Veja na época, e aí, ele vai falar que o governo Lula controla a Veja.

    ResponderExcluir