sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Preconceito: um jogo soma zero?

Jogo soma-zero é como se denomina habitualmente um confronto em que o ganho de um necessariamente implica em uma perda correspondente para outro. E é assim que a direita mais histérica tende a ver o mundo.
Para eles, defender os direitos dos negros é ter "preconceito ao contrário". Lutar contra a opressão da mulher é querer acabar com todas as diferenças entre os sexos e instaurar uma supremacia feminina. Defender o diretos das pessoas a exercer livremente sua orientação sexual é criar uma "ditadura gay". E por aí vai.
É compreensível que eles nos vejam assim. Afinal, nada mais fazem do que projetar em nós a visão de mundo deles. Para eles o mundo é dos homens brancos heteros, etc. etc. E sabem muito bem que isso só pode acontecer à custa dos grupos subalternos. Eles sabem que seu privilégio depende da exploração alheia. Em palavras mais simples: não existem senhores se não houver escravos. Essa gente sabe disso.
Nada mais normal, portanto, que se sintam escandalizados ao ver esses grupos subalternos pedindo igualdade. Sabem que isso ameaça o status deles. E como não conseguem ver o mundo de forma diferente de um jogo soma zero, vociferam que queremos roubar algo deles. É algo irracional, que absolutamente não se sustenta. Mas é o bastante para enganar os de espírito crítico mais pobre.
Essas pessoas simplesmente não são capazes de entender que o que queremos é que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades, nada mais do que isso. Ninguém no mundo defende supremacia negra, feminina, gay, e por aí vai. Mas é o que essas pessoas escutam. Pra elas, o mundo só pode funcionar na base da soma zero. E que vigore a lei do mais forte.
Essas pessoas jamais entenderão a nossa lógica. Que é expressa de forma inapelável no vídeo abaixo, feito para a vitoriosa campanha de reeleição de Cristina Kirchner, tematizando a aprovação da lei que estabeleceu a igualdade civil para os homossexuais:
"No dia seguinte à sanção de uma lei tão importante, me levantei com os mesmos direitos que tinha antes da sanção. Ninguém havia tirado nada de mim, e eu não tinha tirado nada de ninguém. Pelo contrário: havíamos dado a outros coisas que lhes faltavam e que nós já tínhamos"


3 comentários:

  1. Claro como água cristalina!!! Ninguém perde nada, apenas alguns ganham muito!!!

    ResponderExcluir
  2. É a educação arcaica que as pessoas recebem, aquilo que entra na mente das pessoas se enraíza, e por mais que estudem, permanecem com os mesmos preconceitos.

    Felizmente, nem todos são assim.

    ResponderExcluir
  3. Texto super inteligente e um video lindíssimo! Parabéns, Tiago! Merece ser compartilhado.
    Amanda.

    ResponderExcluir