segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Lamartine 108



Há 108 anos nascia um nome histórico da música brasileira: Lamartine Babo, a cara de um certo momento da música brasileira. Na chamada "era de ouro", quando as marchinhas de carnaval eram os maiores sucessos da música brasileira, Lamartine Babo reinava. As marchinhas eram sua especialidade, e raro era o ano em que os foliões não cantassem com entusiasmo alguma nova criação sua.
Não curto muito marchinhas. Mas é só conhecer melhor a produção de "Lalá" para ver que ele era versátil o bastante para produzir outros tipos de canção em alto nível. Provavelmente você saiba que ele compôs também os hinos dos clubes cariocas, fazendo com que eles sejam absurdamente acima da média, já que apenas Grêmio e Santa Cruz tiveram seus hinos compostos por alguém comparável a Lamartine (Lupicínio Rodrigues compôs o do Grêmio. O hino oficial do Santa Cruz foi composto pelos Irmãos Valença, co-autores, com Lamartine de "O Teu Cabelo Não Nega"; mas o hino efetivamente cantado pela torcida é outro, de autoria do craque Capiba).
Mas ele não ficou por aí, e fez coisas muito boas em outros gêneros. Talvez a mais conhecida seja "No Rancho Fundo", que compôs com Ari Barroso. Mas a minha favorita é "Serra da Boa Esperança", lindíssima canção de 1937. E que recebeu uma gravação absurda de Francisco Alves, talvez a melhor interpretação que eu já tenha escutado na vida por parte de um cantor popular.
Caso você não se convença com essa pérola, ainda abaixo vai outra obra estupenda do mestre: a lindíssima valsa "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda". Que como toda boa valsa que se preze, foi interpretada pelo mestre supremo do gênero, o monstro Carlos Galhardo. Com cartões de apresentação como esses, as palavras ficam dispensáveis.






Um comentário:

  1. ..ainda me lembro de minha mãe cantando esta musica...bravo!!!
    Doce recordação...

    ResponderExcluir