terça-feira, 25 de outubro de 2011

Veja e Orlando Silva Jr.: onde estão os mocinhos da história?

Nos últimos dias fomos submetidos a uma nova guerra de informação. Os oponentes, os mesmos de sempre. De um lado, a grande imprensa e a oposição. De outro, Carta Capital, blogueiros progresistas e governo. Desta vez o assunto foi o ministro dos esportes. Como sempre, você pode escolher entre três opções. Acreditar na grande mídia e berrar que o PT inventou a corrupção. Acreditar na chamada "imprensa alternativa" e acreditar que jamais houve corrupção no governo petista, e que tudo é invenção da grande mídia golpista. E tentar não ser um pobre joguete dos dois lados. Eu escolho sempre a última. Não sou trouxa. E como dizia um velho professor dos meus tempos de universidade: gosto ao menos de saber com que molho estou sendo comido.
Comecemos com o seguinte: esse ministro é horripilantemente ruim. Desde o início do governo Lula o ministério dos esportes está com o PC do B, com resultados desastrosos. O esporte de alto rendimento vai mal, o de base também, e o povo segue sem acesso ao lazer que o esporte proporciona. E essas relações com as ONG's do próprio PC do B são asquerosas de fato. Merecem investigação com toda a certeza.
E nem vamos falar do fato de que desde que as denúncias começaram o PC do B resolveu lembrar que tem "comunista" no nome, e danou a falar de Prestes (que, aliás, era do PCB, não do PC do B) e dos mortos do Araguaia. Enlameia a memória desses heróis tentando vender a idéia de que estão sendo perseguidos por serem um partido revolucionário. Balela. O partido é um antro de jovens que vão para o movimento estudantil por oportunismo, "estudantes" que nem pisam em sala de aula e depois ingressam na carreira política. Um entulho. O próprio Orlando Silva se enquadra no perfil (foi presidente da UNE quando eu fazia faculdade, alias).
Mas por outro lado, como de costume a Veja foi de uma tremenda má fé. Pegou um criminoso que dizia ter provas contra o ministro. Não checou nada, apenas jogou as denúncias. Tais provas ainda não apareceram. Mas mesmo assim a própria imprensa e toda a grande mídia repetem que o ministro é culpado, e que só não caiu porque Dilma está de pirraça, não querendo dar o braço a torcer de que ela, a mídia, desmascarou o governo mais uma vez.
Aqui vai o que eu acho. Orlando Silva é um ministro horrendo que deveria ter sido demitido há tempos. Mas nesse caso específico (não falo das ONG's, que devem sim ser investigadas, mas da corrupção) ainda não vi razão para crer que ele é culpado. Até agora o que vi é uma imprensa que aproveita que as pessoas estão prontas a acreditar em qualquer denúncia, e usa isso para seguir vendendo a idéia de que o PT inventou a corrupção. E há muita gente tola o bastante para acreditar nesse tipo de coisa.
Até porque há outro dado que me parece ser o centro da história, e que não foi muito falado ainda: a Editora Abril (que publica a Veja) é apoiadora oficial da copa 2014 (está no site da FIFA, não é segredo). Parêntesis: para um órgão que se diz independiente e questionador, é absurdo se vincular a um evento oficial como esses, ainda mais que está com a maior pinta de corrupção e desvio de dinheiro público. Totalmente anti-ético. Conflito de interesses total. Fecha parêntesis.
As denúncias da Veja vieram no exato instante em que FIFA e governo travam queda de braço sobre a questão da meia entrada na Copa 2014. A FIFA quer proibir, e o governo diz que isso seria atentar contra a soberania brasileira. Balela. A FIFA quer grana, e o PC do B quer agradar sua única base, o movimento estudantil, que transformou a meia-entrada numa verdadeira máfia (no dia em que tomei posse do meu cargo de PROFESSOR da UFRPE, um funcionário da universidade quis me vender uma carteira de estudante da mesma, por exemplo).
A briga é essa. Não tem a ver com corrupção, com revolução, com independência de opinião ou soberania nacional. Tem a ver com dinheiro e poder. Os dois lados são igualmente cretinos. A Veja faz o jogo da FIFA. E o governo joga a favor do PC do B. Só isso. Uma história de bandido contra bandido. Trouxa de quem acredita neles.

5 comentários:

  1. parte dessa do galera do PC do B rapava o caixa desde os Diretórios Acadêmicos e DCE´s...
    gritavam que o 'Provão não prova nada', e hoje apoiam o ENADE...

    o partido foi implodido, não duvido que o PT absorva quem tiver interesse de salvar, e coloque o resto na prancha do navio pirata... e entregue o Ministério ao PMDB...

    ResponderExcluir
  2. o partido foi implodido pelo próprio partido: para se esquivar, Orlando Silva não teve piedade de jogar o problema em cima do Governador Agnelo Queiroz, que tem o cargo eletivo mais elevado do partido...
    jogar bosta para cima, gera respingos em todos que estão embaixo...

    ResponderExcluir
  3. Uma aula como sempre. Posso divulgar para alguns camaradas, que apoiam o PCdoB, e para baba-ovos do "PIG"?

    ResponderExcluir
  4. Querido, que bom que vc voltou!!! Sentimos sua falta :)

    ResponderExcluir