sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Movimento estudantil é o cacete!


Vi ontem a tal manifestação de um grupo de estudantes da USP contra a presença da polícia no campus. Bradavam livros de Michel Foucault e superficialidades sobre "vigilância" e no fim das contas reclamavam contra o fato de policiais terem detido estudantes que cometeram um ato ilegal. Tolice pura. Mas o que realmente me ficou na cabeça é: o que acontece com a militância estudantil? Qual o problema deles?
Sim, pois há quase 20 anos eu faço parte do "planeta história", seja como estudante, seja como professor, seja como coordenador de curso. E há 20 anos vejo o movimento estudantil ser esse lixo, essa porcaria. Um bando de caras que vão para a universidade sem ter qualquer pretensão de estudar, querendo apenas um trampolim. Oportunistas que depois viram políticos da pior espécie.
Por favor, entendam: isso não é uma crítica aos estudantes de história. Mas aos que dizem representá-los. Há 20 anos vejo DA's e DCE's ridículos dizerem ser as lideranças dos estudantes, mas sem serem levados minimamente a sério por ninguém. Repetem palavrório vazio retirado de manuais marxistas, sem nunca terem lido uma linha de Marx. Não sabem nada, não fazem nada, não querem saber nada, nem fazer nada. Nem ligam por não serem levados a sério.
Já fui estudante, e sei exatamente como é. Você se acostuma com a idéia de que política estudantil não é lugar para gente séria. Quando fui para a universidade eu era um militante político. Deixei de ser um por lá. Como tantos outros estudantes de história jovens e cheios de energia e talento, eu me deixei entorpecer por um ambiente dominado por essas figuras lamentáveis que ninguém leva a sério, até que virem políticos lamentáveis do PC do B.
Há décadas que essas figuras fazem isso. Só fazem merda, e servem como argumentos perfeitos para que as Vejas da vida desçam o cacete na esquerda. Brincam de ser esquerdistas, de ser líderes dos estudantes, de ser politizados. Só que esse brincadeira não tem qualquer graça. Nunca teve e nunca vai ter.
PS: peço perdão aos pouquíssimos membros do movimento estudantil que não se encaixam na descrição acima. mas sei que vão me compreender. se são sérios, sabem que infelizmente o quadro que pintei retrata a maioria deles. ainda que não todos.

4 comentários:

  1. Como diria mainha, "Fala língua ferina, que falar é tua sina!" Bem, nunca fiz parte de movimento estudantil ao longo dos meus dias de graduação, também não sou propriamente historiadora experiente para falar com convicção do que vem a ser movimento estudantil, mas talvez já possa dizer que realmente os DAs e DCEs estão cheios de oportunistas.

    ResponderExcluir
  2. A ANEL é séria, quando eu era do PSTU faziam um bom trabalho de militância, não sei agora.

    ResponderExcluir
  3. Tiago, concordo contigo. E lamento muito que um incômodo legítimo de muitos dos estudantes da USP tenha sido tomado como bandeira desses grupelhos inconsequentes. Tenho frequentado bastante o campus e não raramente vejo policiais patrulhando locais inusitados como o Crusp. A permanência da PM no campus tem sido intimidadora, tornando o ambiente muito daquele ambiente ao qual estamos acostumados. Uma discussão cara e legítima se tornou, aos olhos da sociedade brasileira, via jornalismo televisivo, coisa de um bando de vagabundos e maconheiros. E essa situação só favorece a péssima e politicamente ilegítima gestão do atual reitor.

    ResponderExcluir
  4. Correção de uma frase: "A permanência da PM no campus tem sido intimidadora, tornando o ambiente muito diferente daquele ao qual estamos acostumados".

    ResponderExcluir