sábado, 29 de outubro de 2011

O ódio a Lula e o que isso diz de nós mesmos


Na lista das coisas absolutamente inacreditáveis que vi na minha vida incluí hoje as reações de muitos ao anúncio da doença de Lula. Aqueles que o têm como Deus acham que isso é um sinal do fim do mundo, o que não é propriamente surpreendente. Outros começaram a falar sobre o impacto disso nas eleições de 2014, o que me pareceu de um tremendo mau gosto. Mas o mais inacreditável é outro tipo de coisa.
Nas redes sociais, blogs e seções de comentários dos sites de notícias abudam comentários tipo "bem feito, quem manda semear tanto ódio!", "castigo divino aos pecadores" e o mais inacreditável de todos: "vá se tratar no SUS para ver como é!".
Quando li dezenas de vezes o último comentário me pus a pensar: Lula e SUS, qual a relação? Como presidente, Lula não teve nenhuma intervenção particularmente memorável no campo da saúde, pelo que eu me lembre. Não é culpado pela saúde pública ser ruim, e tampouco fez grande coisa para melhorá-la.
Só consegui pensar que o raciocínio implícito seja "já que gosta tanto de pobre, que vá viver como um deles". O que é realmente assustador. No governo Lula os bancos bateram recordes de lucros, a indústria esteve muito bem, e o setor agroexportador está melhor do que na República Velha. Lula nunca tirou nada de ninguém. Apenas deixou umas migalhas caírem no andar debaixo, o suficiente para que essas pessoas, abandonadas há séculos, o idolatrem como seu santo protetor. Nem isso esses reacionários estão dispostos a tolerar? Pobre tem de morrer de fome mesmo?
Lula e FHC foram presidentes que não se pode odiar. Cada um à sua maneira, fizeram o Brasil avançar muito, ainda que numa direção que não é a dos meus sonhos. Mais que isso: são democratas, que se elegeram com plataformas bem definidas, e cumpriram fielmente seus projetos até o fim do mandato. Não se pode odiar um ou outro. Se pode concordar ou discordar de suas visões. Eu discordo completamente de FHC e não compro a maior parte do projeto lulista. Mas odiá-los?
Só posso entender isso como uma incapacidade brutal de compreensão do que é democracia. Odiar alguém a ponto de querer que essa pessoa morra, só porque defende idéias diferentes da sua, se elegeu por causa dessas idéias, e as colocou em prática exatamente como havia proposto, é algo que não me entra na cabeça.
E odiar alguém porque essa pessoa permitiu que os pobres sejam um pouco menos pobres então, aí é problema mental mesmo. Sociopatia. Não é caso de política nem de polícia, mas de saúde pública mesmo.

2 comentários:

  1. Adorei profe!!! Isso mesmo... GENTE LOUCA!

    ResponderExcluir
  2. Direitismo cego, elevar muito a sério o que dizem Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo.

    ResponderExcluir