sábado, 22 de outubro de 2011

O mundo pelo prisma carioca


O Rio é a cidade mais linda do mundo. Tem o melhor povo: alegre, divertido e sem nenhum preconceito. Só existe humor no Rio. Só existe chope no Rio. Só existe mulher no Rio. Só existe música no Rio. Só existe carnaval no Rio. Qualquer problema que for apontado sobre a cidade é porque a imprensa paulista tem inveja do Rio.
O Rio só tem um problema: fica num país que em que todos querem sacaneá-lo. Roubaram o status de capital. O governo federal arrebenta com a cidade, já que ela sempre vota de maneira maravilhosa em políticos brilhantes, e isso gera a antipatia dos outros estados, que só votam em ladrão. Agora inventaram uma copa do mundo só para humilhar o Rio, coitado. A cidade "só" vai ter o Brasil na final, tremenda sacanagem. Tráfico, violência e corrupção não existem no Rio, mas se existirem, a culpa é dos outros estados.
A pior parte de todas é ter de conviver com essa gentinha, os brasileiros. Esses paulistas manés invejosos, esses gaúchos bichas, esses mineiros da roça, esses nordestinos cabeça chata. Todos eles unidos pra ferrar o Rio. Nós, do alto da nossa nobreza, elegemos parlamentares dispostos a discutir em alto nível os problemas nacionais. Os outros estados, essa gente mesquinha, elege gente para conseguir coisas para seus estados, sem se preocupar com o resto do país, como nós fazemos. Aí a gente se dá mal. Se aproveitam da nossa nobreza.
E o pior é que eles são todos provincianos. Só nós somos cosmopolitas, sabemos conviver com diferenças. Claro, falamos mal o dia todo dos outros, principalmente dos paulistas, mas é brincadeira, somos sempre assim, muito alegres e divertidos. Já falei que ninguém é engraçado como nós, né?
Mas isso vai acabar. Hoje li um artigo no JB que mostra que finalmente os cariocas acordaram e deixarão de serem tão inocentes em seu poço de virtudes incomparáveis. Você consegue imaginar um texto assim publicado em grandes órgãos de imprensa de outros estados? Claro que não. É mais uma coisa que só existe no Rio.
http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/10/20/queremos-o-rio-de-janeiro-fora-do-brasil/

5 comentários:

  1. putz... os cariocas realmente se acham, aliás, eles tem certeza! no coments...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, poderia fazer um post com o mundo pelo prisma dos paulistanos e gaúchos.

    ResponderExcluir
  3. será feito, william, será feito. outras partes do brasil tambem tem suas ilusoes coletivas, que terao sua vez

    ResponderExcluir
  4. E ainda estudou na Sorbonne... rsrs. Acho que o currículo era pra gente não contestar as "verdades". Não sei o que é pior, o texto dele ou os comentários.

    ResponderExcluir
  5. o RS está reclamando que terá apenas 5 jogos na Copa, e que Fortaleza não poderia ter Copa das Confederações e mais jogos em 2014...
    justificam-se com os títulos conquistados por Inter e Grêmio, e que o Ceará não tem tradição no futebol; acham que os europeus querem vir fazer turismo no Inverno do Sul, e não curtir um verãozinho no Nordeste; votam divididos sem consenso no Congresso, acham ridículo alguns outras bancadas fecharem questão quando há interesse estadual; só faltou dizerem que a Canaan é aqui...
    enquanto chora-se a Copa do Mundo, todo dia vemos carroças de tração animal no 'funil' da Ponte do Guaíba, e não vemos boa parte da Gestão Tarso Genro começar o Mandato 2011-2014...

    ResponderExcluir