quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gaddafi

No dia da morte de Muammar Gaddafi, minha única pergunta é: por que a morte desse indivíduo foi considerada tão importante?
Pra mim não foi. Era um dos últimos representantes do nacionalismo árabe, aquele movimento que empolgou tanta gente ao desafiar o imperialismo norte-americano para fazer com que a dinheirama do petróleo ficasse em casa para desenvolver seus países, e ao fim degenerou em ditaduras. Ninguém que tenha um mínimo de bom senso negará que esse projeto fracassou. Bloqueou o imperialismo, mas não conteve a força da aliança EUA-Israel e, pior, levou a regimes como os que estão caindo agora.
Me surpreende que pessoas que se consideram progressistas lamentem regimes como esses. Fizeram sentido um dia, mas francamente... hoje? Quem em sã consciência pode achar que Gaddafi, Mubarak, Asad, Hussein e outros do gênero representam os oprimidos terceiro-mundistas?
Tampouco entendo o discurso conservador, que pretende apresentar a conta das barbaridades desses indivíduos para a esquerda. Como se ao termos uma postura anti-imperialista fossemos culpados pelos crimes desses caras. Sinto muito, mas essa conta não é nossa.
Lamento pelos esquerdistas infantis que defenderam os Gaddafis da vida. Também lamento pelos direitistas igualmente infantis que usam o fim desse regime inominável como uma derrota da esquerda.
Por mim não há pessoa de bem que não agradeça pelo fim disso tudo. A preocupação é o que vem em seguida. Aí sim vale a pena discutir. O que passou graças a deus passou.

6 comentários:

  1. Boa reflexão do ilimitado professor @[1203146354:Tiago De Melo Gomes] sobre a execução do ditador líbio. Nas duas décadas iniciais de seu governo, conseguiu manter o controle sobre as tribos e etnias que habitam o norte da África. Porém, nas duas últimas décadas Kadafi promoveu atentados terroristas e foi responsável pela morte de 25 mil civis líbios nos últimos oito meses.
    Vale dizer, contudo, que a Otan somente bombardeou seus exércitos por causa do petróleo líbio, haja vista que as potências ocidentais fazem vistas grossa para muitas outras ditaduras tão sanguinárias como as que ele comandou por 42 anos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. boa reflexão, não há justificativas para apoiar ditaduras sanguinárias e opressoras de sujeitos megalomaníacos... era apenas isso que Gaddafi representava agora.

    ResponderExcluir
  4. Como vc diz, Tiago, o q preocupa é o que vem a seguir. Veja o exemplo da extinta Ioguslávia, onde Tito tb mantinha as etnias sob controle e relativa paz e cuja morte desencadeou uma guerra sangrenta!

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo. Sobre o pessoal da "esquerda" chorando pela queda de Kadaffi, são os mesmos que defendem o Orlando Silva e Aldo Rebelo.

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha.Conseguimos botar no mesmo balaio kadaffi,orlando silva e aldo rebelo.

    depois desta tríade só um bom tango mesmo.

    ResponderExcluir