segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lula, o SUS e os "politizados"


Sábado escrevi um post sobre a história dos que querem que o Lula vá tratar de seu câncer no SUS. Me ocupei mais dos raivosos histéricos que puxaram essa gritaria. Mas lentamente um outro grupo começou a ficar mais visível nesse coro: os "politizados". Sim, entre haspas. São aqueles que acham que ser politizado é dizer que "não existe mais ideologia", "político é tudo ladrão". Você conhece o tipo: é aquele que coloca uma figura como a de cima em seu facebook (mas não vai na manifestação, claro). Aquele que não está nem aí para a política mas quer parecer politizado (tão inconsciente que acha bonito que alguém com dinheiro tome o lugar e os recursos de alguém que precisa do SUS de verdade).
Eu acho esse tipo de gente uma verdadeira praga. São pessoas que, ao contrário dos alienados "puros", tem um discurso aparentemente coerente que é capaz de convencer outros. Afinal, nas atualizações de status do facebook e do twitter, esse tipo de idéia realmente parece contestadora. Duas frases chiando sobre a corrupção e a maldade dos políticos engana os trouxas com facilidade. E como o espaço é pequeno, nem sempre se percebe quão raso (e até danoso) é o raciocínio.
Sempre desconfio desse raciocínio. Ele tem um pecado monstruoso: quem elege essas pessoas somos nós. O caso do Lula mesmo é típico. Reclamam que ele é aliado de gente que antes ele xingava. Tá. Mas me diga aí uma coisa: quando o Lula não fazia aliança com os sarneys da vida, esse pessoal aí votava nele? Votava coisa nenhuma! Eles votavam no Collor e no FHC, que TAMBÉM eram aliados desse pessoal. Esses "indignados" SEMPRE votam em quem está com o PMDB!
Você, mais jovem, pode não saber. Mas em 1989 não foi só gente com discurso conservador que votou no Collor. Teve um pessoal com esse mesmo discurso "indignado", que votou no Collor porque ele "caçava marajás". Achavam que ele, carregado nos ombros por PMDB, PFL, PTB, Maluf, etc., ia acabar com a corrupção no Brasil (era muito melhor que o "comunista" Lula). Aí depois se sentiram "traídos". Percebe como são estúpidos?
Pois é, foi essa a gente que mostrou a Lula e ao PT que tinham de tapar o nariz e se aliar com essa corja toda, se não jamais se elegeria. Aí de novo votaram no candidato aliado com esse pessoal. Ou seja: quem elege sempre gente com apoio do Sarney são eles.. Aí depois bancam os indignados? Ora, tenha a paciência.
Só existe um jeito de ser politizado: é prestar atenção na trajetória de todos os envolvidos e entender o que de fato está em jogo, para além dos discursos ensaiados, da perfumaria marqueteira e do notíciário sempre suspeito. Votar em quem vai fazer o que você gostaria que alguém fizesse. Isso é ser politizado. Votar em qualquer um, sem saber nada de nada, e depois se dizer traído, isso é ser estúpido mesmo. Como o cara que casa com a vagabunda do bairro depois berra pela rua que é corno.

12 comentários:

  1. Um dos melhores posts teus que já li!! me identifiquei totalmente, inclusive falei exatamente sobre essa questão de Lula ter que se aliar com toda essa corja para ser eleito, na aula que dei sábado. Como os eleitores querem mudança, se são hipócritas? existe um problema estrutural ai...

    ResponderExcluir
  2. Tiago, mais uma vez... parabéns!!!
    Conversava com um amigo estrangeiro q questionava pq a população brasileira reclamava tanto de corrupção mas não tomava medidas realmente efetivas contra os corruptos, não se mobilizava como no movimento das Diretas Já.
    Triste ter q reconhecer q a grande maioria na verdade quer ter governantes corruptos para poder justificar suas "pequenas" falhas, o "jeitinho brasileiro", poder dizer "se eles roubam milhões, pq eu não poderia furar a fila, mentir pra me aposentar antes?"
    Então, não é que essas pessoas queiram ser enganadas, elas só escolhem alguém que achem tão "esperto" quanto elas!
    Estão aí reclamando do atendimento no SUS, mas veja se alguém se mobilizou contra a criação de novos estados, o q onera o país (ou seja, nós) em mais de R$ 1 bilhão, fora as despesas futuras com salários de toda a estrutura administrativa, governador, deputados, senador e por aí vai. Em vez de mandar o Lula se tratar no SUS, acompanhem o trabalho da Câmara e do Senado. Mas isso dá muito trabalho, né? Mais fácil compartilhar um post e se sentir "politizado" por isso.

    ResponderExcluir
  3. Metaforazinha escrota essa do final do texto ein!!! Acho um saco essa história de ser politizad@, já bem disse um humorista "Ser intelectual doí!" Deve ser por isso que se multiplicam os falaciosos de plantão que dão muita pinta, mas tem pouquissimas atitudes.

    ResponderExcluir
  4. Péssima sua frase:
    "Aquele que não está nem aí para a política mas quer parecer politizado (tão inconsciente que acha bonito que alguém com dinheiro tome o lugar e os recursos de alguém que precisa do SUS de verdade)."
    Os valores estão se invertendo, TODOS tem o direito a Saúde Publica. Independente de classe social.

    ResponderExcluir
  5. Não seja analfabeto. Não foi isso o que eu disse. CLARO que todos tem direito. Mas no momento infelizmente o SUS não têm condição de atender com eficiencia a todos os que precisam. Sendo assim, pra que enviar alguém que NÃO PRECISA e (atenção, importante:) NÃO QUER ir para o SUS só pra contentar um bando de debilóides analfabetos e que adoram uma demagogia?

    ResponderExcluir
  6. Grande professor que me chama de analfabeto. Sim você disse isso, está escrito. Eu acho muito bonito TODOS poderem usar o SUS. TODOS, inclusive eu e você.
    Seja mais educado com seus leitores. Ao ser criticado por algo que escreve ao público, use argumentos, não agressões. Uma dica apenas. GRANDE PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  7. "Pois é, foi essa a gente que mostrou a Lula e ao PT que tinham de tapar o nariz e se aliar com essa corja toda, se não jamais se elegeria."

    Bom texto, mas essa frase não se sustenta. É extremamente indulgente.

    ResponderExcluir
  8. Anderson, independente de se voce gosta eu nao dessa mudança do PT (eu nao gosto), mas há um fato inescapavel: sem isso o Lula era oposição até hoje. Se pode discutir se nao era melhor ser oposição integra do que isso aí que acabou sendo. Mas que não se elegia, isso é uma simples constatação

    ResponderExcluir
  9. se o câncer fosse no Maluf, no Geisel, no Marco Maciel, no Zé Genoíno ou no Zé Dirceu, face a satanização nacional aos políticos (e jamais aos eleitores 'imaculados'), a Campanha seria a mesma...
    a interpretação que tirei foi de que quem tem Plano de Saúde melhor, caso de parte dos políticos, despreocupa-se com as condições do SUS ao cidadão comum...

    e vale lembrar que o Lula usou muito o ódio caçando seus adversários. as declarações dele criticando o FHC, por ter estudado e tornado-se Doutor, são exemplos notáveis...
    apesar de imaculado pelos seus seguidores, Lula não é trigo limpo... nem eu... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Cara, essa campanha de mandar o Lula se tratar no SUS foi uma das coisas mais idiotas que eu já vi. E ainda teve gente dizendo que isso era uma "crítica"...

    Por que ninguém mandou o Mário Covas se tratar no sistema público de saúde de São Paulo, que segundo os tucanos é uma maravilha? Por que ninguém mandou o Serra tirar um raio-x da bolinha de papel torpedo no SUS?

    Dá licença, meu saco dói com essas coisas...

    Hospitais como Sírio Libanes e Einstein são entidades sem fins lucrativos que recebem milhões do SUS todo ano em convênios e repasses. Não estou aqui referendando o sistema como está hoje. Mas houve uma opção desde sempre no Governo Lula de mante-lo e reforçá-lo.

    Minha colocação é que quem fez a tal campanha não entendeu nada de como funciona o SUS e criou uma oposição fantasiosa entre privado e estatal no sistema. E isto não existe. Os ignorantes que estão repassando isso aí acham que fora do SUS é que há salvação.

    ResponderExcluir
  11. Aproveito para acrescentar: como se a saude privada fosse essa beleza toda...

    ResponderExcluir