quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chorinho: obra de gênios brasileiros


Com prazer escrevo o primeiro post desta nova fase do blog que não tem a ver com política, mas sim sobre diversão. Queria falar sobre o chorinho, um dos gêneros mais legais da história da humanidade, e pouquíssimo valorizado em seu próprio país.
É inadmissível que alguém não goste, ou talvez pior, sequer conheça essa jóia. Um ritmo delicioso, buliçoso, executado por gênios absolutos como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Abel Ferreira e tantos outros...
O chorinho tem uma peculiaridade: não foi criado pelos mais pobres nem foi perseguido pela polícia. Na verdade vários de seus criadores eram policiais, por sinal. O chorinho nasceu pelas mãos de pessoas sem posses mas sem necessidade, naqueles ambientes suburbanos que mais tarde seriam retratados por Nelson Rodrigues. Muitos eram policiais e bombeiros, que davam vazão a seu talento musical tocando nas bandas de suas corporações. E no fim de semana se reuniam em algum quintal suburbano para fazer o diabo com seus instrumentos.
E claro que esse gênero teve a gigantesca felicidade de logo ter um Pixinguinha. O maior músico que já pisou neste pobre país, e provavelmente um dos maiores da história da humanidade. Infelizmente a cachaçada o impediu de tocar flauta até o fim da vida, mas escutem essa diabólica gravação de sua "A Vida é um Buraco". É um negócio que voce simplesmente não consegue acreditar:
http://www.youtube.com/watch?v=sODnTssCcY8&feature=related (desculpem, nao aprendi ainda a mexer direito no blogger)
Outro gênio do mundo do chorinho era Jacob do Bandolim. Um gênio que tornou seu instrumento essencial para o chorinho. Abaixo, tocando a lindíssima "Lamento", com seu grupo Época de Ouro.
Abaixo a monstruosa Ademilde Fonseca (que eu saiba, a única cantora especializada em chorinho, genero que tem a peculiaridade de ser majoritariamente instrumental) arrasando na incrível "Tico Tico no Fubá", de Zequinha de Abreu:
O grande Abel Ferreira destroçando na fantástica "André de Sapato Novo"
Um dia Vinicius de Moraes resolveu começar a colocar letra em chorinhos. Uma delas, a mágica "Odeon", de Ernesto Nazareth. Grande interpretação de Nara Leão:
Por fim, um grupo absolutamente incrível: o Quinteto Villa-Lobos, executando um pot-pourri de choros clássicos
Fala sério: não é espetacular?

2 comentários:

  1. Chorinho tem sabor de infância, meu pai adora, eu também, foi algo que escutei enquanto crescia...

    É sim espetacular!!! Ótimo terminar a noite assim... vou dormir com o chorinho na cabeça!!!

    P.S.: Feliz em saber que não sou a única que apanha do blogger (o fato de que lido com ele a mais tempo que vc não é uma questão certo rsrsrs).

    ResponderExcluir
  2. Amo o Chorinho Tiago , ese sonido do Jacob do Bandolim me transporta a um lugar que preciso ver algum dia e disfrutar de ele http://www.youtube.com/watch?v=2LoSXHijzMA&feature=related , maravilhosa canção as noites cariocas, grande entrada essa, amei.

    Saludaçoes espanholas.

    ResponderExcluir