sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Coisas que deprimem: Brasil 2014

Ontem se anunciou onde acontecerão os jogos da Copa de 2014. A choradeira foi quase generalizada. Quase todos reclamando por sua cidade ter poucos jogos e a maioria chiando por não ver a seleção. Não vou nem comentar a estupidez disso: algum morador de Natal ou Cuiabá achou que veria a seleção, ou algum jogo importante? Os cariocas acharam que a seleção só jogaria lá? Mas enfim, vamos falar do que importa.
O Brasil jogará fora uma quantidade imensurável de dinheiro para fazer essa copa. Sem retorno à altura, claro. Uma pessoa tem de ser absurdamente ingênua para acreditar que Manaus vai entrar na rota dos grandes shows só por ter um estádio novo. Ou que as receitas de turismo durante o mundial vão compensar o bilhão de reais gastos no Maracanã.
Já disse e repito. Moro no Recife, uma cidade que evidentemente tinha de ser sede do mundial. É uma importante capital, que ama futebol, e possui três times que despertam a paixão de seus moradores. Mas veja como estão tratando o assunto. A cidade tem 3 estádios maravilhosamente bem localizados e que atendem perfeitamente o perfil de cada clube. Mas o governo prefere gastar centenas de milhões para fazer um quarto estádio fora da cidade. Que depois de receber quatro partidas do mundial vai ficar às moscas. No máximo terá alguns jogos do Náutico, uma torcida para a qual seu atual estádio de 18 mil pessoas é perfeitamente adequado. Quantos desses 10, 15 mil que normalmente vão aos Aflitos se disporão a sair da cidade para ver os jogos do seu time?
No fim, metade dos estádios serão elefantes brancos: Natal, Cuiabá, Brasília e Manaus não têm jogos à altura dos estádios lá construídos. O de Recife, pelas razões expostas, será subocupado. E a de Salvador será utilizada pelo Bahia, o que transformará o Pituaçu em elefante branco também. Rio, BH e Fortaleza farão bom uso dos seus, mas a um custo absurdo.
Nada disso me surpreende. Mas o que me irrita de fato é a postura das pessoas. Os cariocas acham lindo que seu governo torre 1 bilhão em um estádio que já havia passado por 3 reformas nos últimos 20 anos. Mas vão às raias da loucura ao ver que se o Brasil não chegar à final não jogará lá. O mesmo acontece por todo o Brasil. Jogar dinheiro fora em um país que paga 700 mangos para um professor, tudo bem. Mas não ter jogo da seleção em sua cidade, aí fica todo mundo revoltado.
Nessas horas que eu desanimo deste país.

3 comentários:

  1. O pior vai ser aquele Itaquerão.Vão torrar uma grana absurda pra duas arquibancadas provisórias?Porra,nemisto a galera faz direito. É um puxadinho aqui, outro acolá...

    ResponderExcluir