domingo, 27 de outubro de 2013

Por que eu voto no governo


Corria o ano de 2002. Esquerdista velha guarda eu estava escandalizado com as alianças que Lula construía para aquelas eleições. Votei em Zé Maria no primeiro turno. No segundo, votei em Lula, mas com muita raiva. Para mim, o que ele construía não era uma aliança de esquerda.

Naquela noite liguei para minha casa. Soube que meu pai, comunista velha guarda, preso político nos tempos da ditadura, tinha morrido de tanto chorar na hora de votar. Para ele, votar no Lula sabendo que ele ia ganhar era a realização de todos os melhores sonhos dele. Não entendi.

Mantive a postura em 2006. Votei em Heloísa Helena no primeiro turno. No segundo fui com Lula contra o pavoroso Alckmin. Mas aborrecido. Na minha cabeça o governo petista estava traindo todos os seus ideais. Tenho muito orgulho do quanto meus pais e tios sofreram na ditadura. Na verdade, nada me orgulha mais na vida do que isso. Estar na árvore genealógica dessa gente compensa tudo. Na minha cabeça, o PT estava traindo décadas de luta e se vendendo.

Em um evento familiar toquei no assunto com meu tio Vicente. Irmão da minha mãe e companheiro de lutas do meu pai naqueles anos duros. Uma tremenda referência para mim. Perguntei a ele sobre o governo, dizendo que não entendia a geração deles se satisfazer com aquele governo. Ouvi a resposta: "lutamos e sofremos querendo democracia e vida melhor para os pobres. que é o que esse governo está fazendo".

Não votei em 2010, porque morava em Pernambuco tendo título em Minas Gerais. Mas o argumento do meu tio já teria me feito votar em Dilma. Mas ainda teria de enfrentar argumentos piores. Em 2011 estava na Argentina, conversando com uma grande amiga, que perguntava: "por que voce não vota no governo? a vida das pessoas mais pobres não está melhor?". Respondi enumerando todos os problemas do governo petista, para ouvir uma pergunta devastadora: "ok, o governo não é o ideal, mas tem alguém que vai realizar a plataforma que você gostaria? Se tiver, vote neles. Se não, você está sendo uma criança fazendo o jogo da direita".

Fiquei sem saída. E me transformei em um eleitor do governo. Que não tem nada de socialista. Mas que fez pelos mais pobres coisas que nenhum grupo fez ou poderia fazwr.

7 comentários:

  1. Salve Tiagão! Acabo de postar o seguinte comentário no Facebook: Vejam o que um velho amigo escreveu a respeito dos governos do PT. Publico aqui porque sempre discordamos nesse aspecto e ele agora compartilha a minha opinião. Fiquei feliz porque um cara que sempre foi de esquerda e combativo reconheceu publicamente que mesmo cometendo erros gravíssimos, os governos do PT foram os melhores que o Brasil conheceu, especialmente para os mais pobres. ..... Leiam o post dele no blog:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, turco, depois de anos ouvindo isso de voce e de muitas outras pessoas que respeito muito, acabei concordando. Vocês tinham razão.

      Excluir
  2. É isso filho. O PT, longe da perfeição é melhor do que os assumidamente canalhas.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Um pouco é isso, Tulio. É o reconhecimento de que não há possibilidades de que o que eu desejo seja levado a frente por algum projeto minimamente viável em termos concretos. Também não gosto disso. Mas...

      Excluir
  4. Apesar de compartilhar um pouco de suas frustrações, chorei e comemorei muito a vitória de Lula em 2002. Eu achava que não viveria para ver isso. Naquela virada de ano, estava casada e queria ir para Brasília ver a posse do Lula. O então marido, conservador, criou caso. Quis ir sozinha. Não rolou. Bem, já que não não fui ver a posse, tampouco passarei o Réveillon contigo. Não passei... quase deu em separação, mas vi a posse todinha pela tv... Chorando, emocionada. E até hoje me emociono quando vejo meus alunos contando que são os primeiros universitários da família, concretizando pós-graduações, quando faço meus trabalhos com EJA e ouço seus percursos... Ainda há tudo por fazer, por outras vias, mas a esperança tem vencido!

    ResponderExcluir