terça-feira, 10 de julho de 2012

O facebook e a morte da democracia


Uma das coisas mais legais da história do Brasil é a luta contra a ditadura. Uma luta que mesmo nos piores momentos nunca cessou, e muita gente pagou caro por defender a democracia. E foi uma luta que envolveu um amplo segmento, desde a esquerda radical até o centro liberal (que posteriormente originaria o PSDB), passando pelos sindicatos e movimentos sociais (posteriormente agrupados no PT). Essa gente toda lutou muito para que todos nós tivéssemos o direito de nos expressar da maneira que quiséssemos.
Conseguimos isso. Há 20 anos o Brasil é governado por presidentes que construíram sua trajetória a partir da luta democrática nos anos 70. Como qualquer democracia, a nossa é imperfeita, lógico. Mas é certo que todos temos o direito de pensar o que quisermos, expressar essa opinião da maneira que acharmos melhor para quem quiser ouvir.
Aí você abre o facebook hoje e se depara com uma multidão de gente enraivecida contra a propaganda política. Alguns postam coisas tipo "facebook não é lugar para campanha política", outros vão mais longe e ameaçam coisas como "quem fizer propaganda eu excluo". Outros reclamam da propaganda eleitoral gratuita, outros xingam os outdoors, e por aí vai.
Acho que a maioria das pessoas não percebe como isso é grave. Aquilo que foi uma tremenda conquista, pela qual pessoas de gerações anteriores à minha arriscaram suas vidas e carreiras profissionais, a liberdade de expressão (especialmente a política), hoje é visto como uma coisa chata por boa parte da nossa juventude. Essa gente, que não tem ideia do que é viver sob uma ditadura, simplesmente mostra não ter qualquer apreço pela ideia de que discutir política em espaços públicos é um patrimônio do qual temos de nos orgulhar.
Ou seja, essas pessoas acham democracia um porre. Não querem saber de ter amigos que expressem opiniões políticas. Não ligam de ver gente hipócrita fingindo que ama sei-lá-quem, se dizendo o defensor número um dos animais, expressando opiniões lunáticas sobre futebol, religião ou que diabos for. Tudo isso tá liberado. Mas política não pode.
Entendo que isso tem a ver mais com outra coisa, o enfado despertado pelas seguidas decepções que a classe política parece ser especialista em nos causar. Mas essa postura apenas iguala todos. Que é exatamente o que os piores políticos querem. Quando você acha que política é o terreno da putaria, você iguala os que realmente são assim aos que não são, para deleite dos primeiros. É disso que os ladrões e corruptos vivem. Da ideia de que todo político é ladrão, e que portanto o que eles fazem não tem nenhum problema.
Então fiquemos assim. Em algum momento declararei apoio para meu amigo Luiz Gonzaga se eleger vereador em Coronel Fabriciano, e abrirei meu voto para o PSTU em Recife. Talvez volte ao tema mais uma ou outra vez nos 3 meses seguintes, tentando não abusar da paciencia alheia. Meus amigos tucanos, petistas, socialistas, que diabos forem, fiquem à vontade para fazer o mesmo. Quem quiser me deletar, paciência. Eu ficarei feliz de ver que estou cercado de gente que acredita nas coisas e vota com convicção. E longa vida à democracia.

7 comentários:

  1. O que esse pessoal contra a liberdade de expressão não deve estar sabendo expressar, é que eles estão cansados da repetição sobre o tema, se uma pessoa fala com personalidade sobre política, qualquer um se interessa, acredito que você tem a prova disso, aliás, seu blog é uma prova concreta. Parabéns!

    Há um tema obscuro na política, nenhuma forte luz lançada sobre ele, a negação dos candidatos, o voto nulo. Mesmo que não seja campanha, mas esclarecimento a respeito, ainda não me disseram com convicção, mesmo que eu procurasse profissionais, se esse voto é capaz de alguma coisa.

    Valeu!
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. O tema é perfeito. As pessoas por comodismo, negam-se a procurar conhecer melhor os candidatos, daí votam por obrigação, sem comvicção, depois dizem:""""Esse Braasil não tem jeito, só ganha ladrão".. ganha ladrão se você deixar. O voto nulo por exemplo não tem representatividade, alguns alegam que é uma forma de protesto...daí abdicam do seu direito de escolha...vejo nisso um descaso e uma oportunidade para entrar mais corruptos na politica, pois o elemento sai de casa e nem para exercer o seu direito ao voto o faz! Desse jeito tem que entrar os politicos oportunistas mesmo, pois em um pais em que as pessoas deixam de votar porque não querem escolher ou se escolhem o fazem sem convicção porque não procuram conhecer o candidato.....lamentável!!!

    ResponderExcluir
  3. A ditadura civil é mais dura que a militar?

    ResponderExcluir
  4. mimimi mimimi mimi mimimimi mimimi mi mimimi mimimi mimimi mimi mi mimimimimi.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer então que, para você, democracia se resume a campanha e propaganda eleitoral e política, voto e o resto que se dane? É isso?

    Curiosa essa noção que você tem de democracia, quirido.

    ResponderExcluir
  6. A pessoa tem o direito de não querer receber essa porcarias políticas e sofativistas na sua timeline, não tem?

    ResponderExcluir