segunda-feira, 9 de abril de 2012

Direita Virtuosa x Esquerda Tirana

Curiosamente tenho ouvido muita gente à minha volta que, embora se identifique como progressista, adora criticar a esquerda. O socialismo soviético foi uma ditadura intolerável, os militantes mais à esquerda são um bando de filhinhos de papai e todos os esquerdistas tem distúrbios evidentes de personalidade que os fazem agir de forma autoritária, patrulhando as opiniões de todos.
Curioso pensar em como isso pode acontecer. Afinal são evidentes argumentos direitistas. A ideia é dizer que ao contrário dos tiranos esquerdistas, a direita é a grande defensora da democracia e da liberdade, enquanto a esquerda só pode ser coisa de tolos e crianças mimadas. Para não dizer que essa visão requer uma ignorância brutal da história humana.
O chamado "socialismo real" foi ditatorial? Claro. Teve momentos absolutamente negros, como o Stalinismo e a Revolução Cultural chinesa? Indiscutível. Mas o que falar do nazismo e do fascismo, doutrinas direitistas e capitalistas? Que tal as inúmeras ditaduras latino-americanas e os regimes autoritários frequentemente corruptos e eventualmente até genocidas que desgraçam o continente africano? Isso tudo é fruto da direita também.
O negócio de ser "filhinho de papai" chega a ser francamente risível. Marx, Lenin e Fidel eram filhos da classe média. Engels era filho de um riquíssimo industrial. Por isso não são revolucionários? E por outro lado: e os industriais, fazendeiros e banqueiros que apoiam a direita? Ser rico ou da classe média só é pecado quando a pessoa é jovem?
Agora vamos à "patrulha", essa chatice esquerdista. Então quer dizer que nossa valorosa direita luta bastante para que todos possam se expressar? Tipo, quando voce abre um grande jornal ou uma revista semanal, por acaso parece que todas as posições políticas estão sendo expressas? E a propósito, a própria tese expressa no primeiro parágrafo deste post já não é uma "patrulha direitista"?
Tá, mas então o que diabos esse argumento direitista faz na boca de pessoas progressistas, em particular em ambientes mais esquerdizantes, como a universidade, por exemplo? Alguns são simplesmente ingênuos, que acham que ao fazer isso estão sendo "críticos" e "botando pra quebrar" no pessoal da esquerda, sem perceber que reproduzem um discurso direitista. Mas há também a galera governista, que não consegue se decidir entre duas identidades totalmente diferentes, que se alternam o tempo todo nas mesmas pessoas.
Temos um governo que não liga minimamente para ideologia. Então acha mais fácil pegar argumentos dos outros de acordo com a situação. Quando é pra discutir com a direita parece que estamos ouvindo o Hugo Chavez falando: Fidel é Deus, a missão do lulo-petismo é revolucionar o país, etc. Só que quando recebe críticas à esquerda lança mão do argumento oposto, roubado da direita, e exposto acima.
Assim, é um argumento direitista que em certos contextos mais progressistas pode ser usado pela galera governista para atacar PSOL, PSTU e outros, desqualificando toda a crítica pela esquerda. Aí fica essa coisa: babam pelo Fidel, mas quem se diz socialista é chamado de idiota que faz o jogo da direita. E por aí vamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário