domingo, 18 de maio de 2014

Quando a direita perdeu todos os argumentos

As pessoas que não conhecem história certamente acharão isso surpreendente. Mas houve um tempo, nem tão distante, em que a direita era bem diferente. Tinha pensadores inteligentes, com bons argumentos. Tinha políticos que tentavam conquistar os corações e mentes da classe trabalhadora. Se podia discordar a vontade, como acontece com qualquer pessoa. Mas eles estavam lá, apresentando suas ideias, discutindo, tentando convencer. Enfim, estavam no jogo.

Entre os anos 70 e 80 isso mudou. Por dois motivos. O primeiro foi a ascensão do neoliberalismo. Ainda que isso não fizesse parte do escopo teórico do neoliberalismo, seus políticos acabaram adotando uma postura de antagonizar a classe trabalhadora. Faz parte da visão de mundo dessas pessoas que quem faz o mundo andar são os empresários. Acham que sindicatos não são agrupações a serem conquistadas ou convencidas, mas sim destruídas, pois nada mais são do que empecilhos à livre iniciativa. Assim, atacaram vigorosamente os direitos trabalhistas, e perderam todas as conexões que a direita pudesse ter com a classe trabalhadora.

O segundo é específico da América Latina. Tivemos ditaduras absolutamente anti-intelectuais por aqui. Diferente dos regimes autoritários dos anos 1930, as ditaduras latino-americanas dos 60/70 não queriam saber de gente pensando. Achavam isso perigoso demais. Sonhavam com um mundo em que ninguém pensaria em política, ninguém refletiria sobre nada. Não estimularam uma produção intelectual que construísse uma visão de mundo favorável a esses regimes. Desconfiavam de todo esforço de reflexão.

O resultado foi uma direita que simplesmente não sabe argumentar. Após décadas detestando qualquer pessoa que pensasse, perdeu toda a sua capacidade reflexiva. Basta ver o quanto odeiam a universidade. O quanto difundiram o mito de que na universidade brasileira só existe gente perdendo tempo com pesquisas inúteis, guerras de egos e doutrinação ideológica. E depois de tantos anos desconfiando severamente das pessoas que vivem do trabalho, não sabe mais como estabelecer diálogo com essa gente.

O resultado foi devastador. A direita sofreu uma sequência de derrotas eleitorais sem precedentes. Perdeu quase toda a América Latina. Sofre na Europa. E tenta recuperar o terreno perdido em ambas as frentes. Mas ficou difícil. Passou décadas sem formar quadros intelectuais nem tentando se inserir nos movimentos sociais. O que faz agora?

A questão do diálogo com os movimentos sociais é uma causa perdida a curto prazo. Os políticos da oposição simplesmente não sabem dizer o que podem fazer para que a vida da população possa melhorar. Quem olha o grau de melhoria dos índices sociais sob governos como o nosso, o kirchnerista, o frenteamplista uruguaio, o da concertación chilena, os bolivarianos do norte do continente, vê claramente que não há muito o que argumentar. A vida das pessoas mais pobres é muito melhor hoje do que era há 20 anos. Oferecer melhoras sociais é dizer "nunca fizemos nada por vocês, mas agora vamos". Ninguém vai acreditar.

O que sobra é a gritaria. Você sabe o que estou dizendo. Todo mundo conhece gente que berra MENSALÃO DITADURA COMUNISTA TERRORISTAS com as veias do pescoço sobressaltadas (as caixas de comentários dos sites de notícias então... qualquer notinha sobre vendedores de tapioca gera dezenas de comentários assim, sempre em caixa alta). Essas pessoas genuinamente acreditam que a vida era melhor antes do PT. Têm certeza de que não havia corrupção, o salário mínimo era alto, e todos eram felizes. Infelizmente não têm argumentos que dêem sustentação a isso. Então só resta gritar. Berrar. Vai que falando mais alto a coisa fica mais convincente?

Isso fica evidente quando se lê os "gurus" intelectuais da direita. São ignorantes a ponto de chamar Mandela de terrorista e dizer que Hitler era socialista. O grau de incapacidade argumentativa é inacreditável. Mas não importa. Dão elementos para os "indignados" gritarem. Não interessam os gráficos, os números, os dados. Eles estão aí gritando. Se juntam em confortabilíssimas salas de jantar e compartilham seu ódio. Sem argumentos concretos. Mas pelo jeito isso é irrelevante.

6 comentários:

  1. Análise perfeita, Tiago. Sem argumentos convincentes e demonstrando uma profunda ignorância da nossa história recente, a direita brasileira, com as exceções que confirmam a regra, move-se guiada por um discurso que não é propriamente vazio, mas recheado de rancor, de ódio...

    ResponderExcluir
  2. Dilma é terrorista também, né?
    Isso porque ela estava lutando por algo que todos queria, mas a maioria tinha medo e ficava com o rego no sofá, ao invés de botar a cara a tapa, literalmente.

    ResponderExcluir
  3. Excelente análise, Tiago! Tenho nojo dos comentários que vejo nos sites de notícias. Muitos imbecis afirmam que o Brasil está caminhando para uma ditadura comunista do PT. Mas como um partido que governa com aliados dos mais conservadores e oligarcas (como Sarney e Renan Calheiros), que alavancou ainda mais o setor do agronegócio, que tem um projeto neoliberal (mas não "entreguista" como era o do PSDB de FHC), como esse partido com tais características pode estar levando o país ao comunismo? Chego a pensar que nossa péssima educação (tanto pública quanto privada) ajuda a criar esses monstros acéfalos, que berram tamanhas asneiras, são fãs de Lobão e Sheherazade, mas não conseguem articular duas frases com argumentos coerentes pra embasar suas idiotices.
    Tenho inúmeras críticas aos governos do PT, principalmente em torno dessa escrota política de alianças, mas evito lançar tais críticas para qualquer pessoa, pois corro o risco de estar dando munição pra imbecis reacionários.
    Gostaria de saber qual a tua análise a respeito dessas eleições presidenciais, pois está se intensificando a operação midiática pra impedir a reeleição de Dilma e colocar Aécio no poder. Estou um pouco temeroso quanto a isso. O que você acha dessa movimentação, e até que ponto essas notícias de queda de popularidade, dentre outras "bombas" midiáticas, podem influenciar no resultado do pleito?

    Abraço,

    Moisés Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moisés, muito obrigado pela audiência e o comentário, não tenha dúvidas que esse tema aparecerá muito em breve! Fique no aguardo! Abraços

      Excluir