domingo, 8 de setembro de 2013

Conhecendo o Brasil

No último fim de semana conheci o interior de Pernambuco pela primeira vez. E conheci com força: passei o fim de semana sem TV a cabo, internet, celular. Aqui vai o que concluí dessa experiência. Nada que eu não pensasse antes. Mas ver ao vivo, sentir na pele, vivenciar, é outra coisa.
Há quem veja essa gente como preguiçosa e indolente. Pessoas que fazem filhos a vontade para se esbaldarem no bolsa família. Imbecis analfabetos que votam no PT pela falta de estudos. São burros, não tem capacidade de pensar, e tomam decisões baseados em instintos. Em suma: animais domesticados.
Não foi nada disso que eu vi. Me deparei com pessoas que eu morro de orgulho de serem meus compatriotas. Gente que trabalha muito, mesmo enfrentando todas as adversidades que se possa imaginar. No interior do nordeste chove pouco, a terra não é boa e o Estado nunca ajudou. Celular não tem sinal., não há fornecimento de água, bancos nem sonham em chegar perto.Viver em lugares assim não é fácil. Estudar é muito dificil, não há oportunidade de se desenvolver profissionalmente.
Passei a ter mais ódio do que nunca de quem vive em cidade grande, e no conforto do ar condicionado, e despreza essa gente. Para eles, dificuldade é não poder viajar para onde quer nas férias. Quando não conseguem comprar suas passagens para ir desfrutar a Europa culpam os imbecis do interior, os idiotas que se vendem por um bolsa familia. Detestam pagar impostos. Acham que sustentam preguiçosos.
Imagine que voce vive no interior do nordeste. Que gasta uma hora para andar alguns quilometros, pois as estradas são horrorosas. Sem ter água encanada em casa. Falar em celular é um sonho. O Estado nunca fez nada de bom para você. O pouco que você tem, foi conquistado na raça.
Bolsa família, Vale Gás. Cisternas, Luz Para todos. Para você, privilegiado, pode ser esmola que compra voto. Para os beneficiados, é a diferença entre a vida e a morte. Caros privilegiados, vocês nunca vão entender nem uma palavra deste post.
Mas quem mora no interior do nordeste sabe muito bem. Grande abraço ao Seu João e a Dona Severina. Vocês me deram a melhor aula sobre o Brasil. E nem desconfiam disso. E quem acha que nordestinos votam no PT no estilo voto de cabresto nunca saberão que vocês existem. Azar deles.
PS: Relendo o post me dei conta de uma generalização indevida. Claro que nem todos os que vivem no interior nordestino têm a experiencia de vida à qual me referi. Há experiências bem diferentes. Quis me referir a um tipo de estilo de vida, infelizmente muito comum.


4 comentários:

  1. Ir ao interior para mim é uma volta as origens, um momento de muita emoção e também tem um pouco de 'mostrar aos parentes o resultado do esforço deles'. Como não se emocionar e não se sentir com obrigação de dar certo na vida quando uma sertaneja olha para você com o olhar forte, com a enxada na mão e diz: "Minha filha essa é minha caneta, foi única caneta que me colocaram na mão. Eu também queria ter estudado..."

    E sim, também eu por esses dias estive em uma cidade do interior, meu post de hoje - se eu consegui terminar, vai acabar semelhante ao seu. #Coincidência

    ResponderExcluir
  2. Estive tbm nesse fim de semana em visita em parte do sertão e do agreste PE, como outras vezes vi de perto a agonia e o sofrimento do povo pela carência da água, da comida, do básico. Vi tbm esse homem nordestino guerreiro, forte, que mesmo com essa adversidade carrega o sorriso no rosto e a fé de que tudo vai dar certo, esse é o verdadeiro brasileiro que não desiste nunca. Parabéns Tiago pelo blog e pelas novas descobertas nordestinas. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Minha família por parte de mãe é do interior da Paraíba. Sei como é a situação por lá, as coisas não são fáceis. Seu passeio deve ter sido muito interessante. Ótimo post Tiago. Abraço! (corrigido) :)

    ResponderExcluir