quarta-feira, 29 de abril de 2015

O gigante que acordou era muito mais feio que pensávamos

Como qualquer pessoa que tenha algum coração e não esteja completamente cego pelo clima de ódio que se disseminou no debate político brasileiro, estou estarrecido com o que aconteceu ontem no Paraná. E claro, sendo alguém da área da educação isso me toca pessoalmente. Dói pensar que ajudei a formar centenas de professores e pensar que meus ex-alunos, muitos dos quais são excelentes profissionais, poderiam estar ali. Dói também pensar em como isso mostra como a educação é tratada neste país. Sem falar na absurda hipocrisia: todo mundo diz que professores não têm condições dignas de trabalho, mas quando eles vão reclamar acontece aquilo e muita gente ainda diz que são vândalos, etc.

Mas o post não é sobre nada disso. Um pouco por eu imaginar que quem me lê já sabe de tudo isso, um pouco por achar o que aconteceu tão inaceitável que não consigo encarar mais o tema. Também não aproveitarei para falar da hipocrisia dos eleitores do PSDB, que dia desses estavam super indignados com o "descalabro da educação no governo do PT" e simplesmente desapareceram hoje (não foram todos, mas muitos se encaixam na descrição). E também não vou entrar no tema "PSDB filho da puta". Inclusive porque o PT tem lá seus esqueletos no armário nesse campo. Não faz muito tempo a PM baiana assassinou uma dúzia de adolescentes desarmados e foi parabenizada pelo governador petista. Beto Richa é tucano, é um puta de um escroto, mas esse não será o tema do post.

Quero falar do seguinte. Políticos têm um instinto de sobrevivência gigante. E ninguém chega a ser governador de um estado como o Paraná sendo um burro. Se Beto Richa fez o que fez, foi porque se sentiu autorizado. Foi por ter certeza que isso não o deixaria indisposto com seu eleitorado. O mesmo vale para todos os outros governantes que jogam a PM em cima de grevistas, sindicalistas, favelados desarmados, etc. Políticos que fazem isso são filhos da puta sim. Mas vamos combinar: eles foram eleitos. Por pessoas que certamente sabiam quem eram eles. E os reelegem muitas vezes com votações consagradoras. Natural que se sintam autorizados a esse tipo de coisa.

A verdade é: estamos nos especializando na arte do auto engano. PT e PSDB monopolizam as eleições presidenciais há 20 anos. Como vivemos em um país em que achamos que tudo de bom e de ruim deve ser colocado na conta do executivo (não esqueçamos: nos matamos militando nas eleições presidenciais, sem atentar vagamente para o fato que se gerava o congresso mais grotesco da história do país), achamos que o país está dividido entre o liberalismo tucano e a social democracia petista. O que é um equívoco total. A grande verdade é: grande parte das pessoas que votaram em Dilma e Aécio são conservadoras. Por motivos variados petistas e tucanos tem protagonizado as eleições presidenciais, mas no Brasil real o buraco é bem mais embaixo.

O que estou tentando dizer é: o Brasil é um país super conservador. Morrendo de medo dessas forças conservadoras, nem PT nem PSDB fizeram nada para mudar o cenário. Se contentaram em fazer concessões aos políticos direitistas para ganhar seus apoios, arquivar agendas progressistas (casamento gay, aborto, drogas, etc.) em nome disso e pronto. Nenhum dos dois partidos parece vagamente interessado em mudar o cenário conservador em que vivemos. Pensam simplesmente que voto de conservador vale o mesmo que os outros então bora agradar esse eleitorado e os políticos que os representam em nome das vitórias eleitorais e da governabilidade.

E o pior é que a gente tenta não ver isso. Tentamos sinceramente achar que a coisa não é tão feia, que esse congresso esdrúxulo não é sinal seguro de que vivemos num país conservador, nos matamos com os tucanos, os dois lados achando que isso é o que importa, vamos tentando levar a vida. Aí chega o dia em que a realidade te dá um soco na cara. Ontem foi um dia assim. Xinguei muito o Beto Richa, mas na verdade o que lamentei mesmo não foi isso. Foi ver o oportunismo de gente que se diz preocupada com a educação sumindo, mostrando toda a sua hipocrisia. Foi ver gente se referindo aos professores como bandidos que tiveram o que mereciam. Ficou impossível não encarar de frente a hipocrisia e o conservadorismo do país em que vivemos.

Desde o ocaso do brizolismo me converti em eleitor do PT. Me engalfinhei em debates infinitos com os tucanos. Hoje tenho, mais claro que nunca, que os dois grupos estão completamente equivocados nessa estratégia. Hoje, mais do que nunca, vejo que essa é uma questão importante, mas que não pode esconder outras, tão ou mais importantes. Como o fato de vivermos num país autoritário e conservador em todos os sentidos. E com PT e PSDB, os únicos que poderiam fazer algo para mudar isso, acomodados com a situação e sem a menor vontade de mexer em vespeiro, o cenário não é animador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário