domingo, 1 de março de 2015

Fora Dilma: quando os revoltados viram massa de manobra e ajudam os corruptos

Assim como eu, você conhece pessoas que bradam "Fora Dilma" por ai. Uma coisa até meio caricatural: pessoas repletas de ódio, incapazes de sustentar uma argumentação coerente, que só sabem que qualquer coisa no mundo é melhor que o PT. Eles próprios nem sabem muito bem o motivo. Quando você se dá ao trabalho de tentar argumentar escuta uma avalanche de argumentos que ou vão contra todos os dados (mas eles só acreditam em dados que os beneficiem) ou são coisas que eles toleram tranquilamente quando seu próprio partido faz.

Sim, pois é claro que você não viu essas pessoas indignadas com a corrupção tucana nas obras do metrô paulistano, admitida e relatada com detalhes pelos corruptores. Nenhuma delas reclamou do aeroporto de Cláudio. Ficaram indignadas com a questão da Petrobrás mas desapareceram quando os nomes tucanos começaram a aparecer. Silenciam sobre o caos total causado pelo PSDB no Paraná. Na época da copa se diziam super preocupados com a educação, mas não se pronunciam sobre quatro universidades estarem correndo o risco de ser fechadas por falta de recursos do governo Beto Richa. Enfim, o último post já abordou esse assunto.

Eu não acho que se trata de um bando de idiotas. Há idiotas, claro, como em todos os lugares. Há os elitistas que odeiam ver pobre ao lado deles em avião, que odeia ter de ver o porteiro do prédio não precisando se sujeitar a humilhações em troca de um peru de natal dado de forma condescendente. Mas também há gente muito boa e honesta que está cega de ódio. O cenário político brasileiro chegou num clima de insanidade tamanho que gente dos dois lados está assim. Mas no caso tucano a derrota foi o gatilho para a irracionalidade. Os que venceram podem ser irracionais sem maiores conseguencias, tipo dizer que a Katia Abreu é uma ótima pessoa (sim, já vi). Mas no caso da oposição, a derrota acionou a cegueira que levou ao desejo da quebra institucional. Tipo: vamos derrubar Dilma porque quando não era presidente ainda ela estava na Petrobrás e DEVIA saber o que estava acontecendo. Um completo estupro da lógica. Feita inclusive por gente muito boa, inteligente, honesta, que eu respeito e, em alguns casos, até amo.

O triste é ver que essas pessoas nada mais tem sido que inocentes úteis a serviço de gente que eles não suportam. Pois o impeachment não é pauta do PSDB. Seus políticos não tem endossado a ideia do "Fora Dilma". Pra eles interessa muito mais um governo enfraquecido do que um impeachment. Michel Temer de presidente, Eduardo Cunha de presidente da Câmara é um cenário que beneficia o PMDB, muito mais que o PSDB. Para os políticos tucanos, ter um governo em frangalhos nas eleições de 2018 é muitíssimo mais interessante que um cenário com o PMDB forte e alojado no poder. O "Fora Dilma" interessa aos tucanos como fenomeno que enfraqueceria o governo, não como possibilidade concreta.

Isso tudo interessa de verdade apenas a um tipo de gente: os aliados oportunistas deste e de todos os governos que existiram. Os que apoiaram a ditadura, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, apoiam qualquer porcaria de governo desde que mantenham suas boquinhas. Gente que não acredita em nada além de se dar bem. Para eles esse cenário é perfeito. O PT já deixou claro há tempos que dará a essa gente tudo o que eles pedirem em troca de apoio. Essa situação permite a eles vender esse apoio por um preço mais caro. Só isso. Pode ser que amanhã algo mude, mas no cenário atual é o que temos. Gente que diz lutar contra a corrupção dando a maior ajuda possível à gente mais corrupta do país. Sendo inocente útil. É o que tem pra hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário