sexta-feira, 22 de junho de 2012

O velho golpismo latino-americano


Fernando Lugo foi afastado da presidencia paraguaia. Obviamente um golpe branco, já que não há nenhuma acusação de corrupção, mau uso do dinheiro público ou coisa do genero. Foi uma coisa simples: a oposição tinha maioria nas duas casas parlamentares, usou um incidente como pretexto e o destituiu.
Não tenho muito como opinar sobre Lugo. Na verdade uns 99% dos brasileiros que estão opinando também não tem o menor embasamento para fazê-lo. Mas o que me assusta é o seguinte. Que a direita não goste dele, é totalmente seu direito. Só que democracia é assim: voce aceita o resultado de uma eleição, e tenta ganhar a próxima.
Claro que a direita latino-americana não está preparada para lidar com isso. Ela SEMPRE foi governo. Jamais deixou que a vontade popular perturbasse isso. Se a população elegia o candidato "errado" ele era derrubado. Molezinha assim. 200 anos fazendo isso, não surpreende que ainda não tenham aprendido a jogar pelas regras da democracia.
Coisas assim não deveriam nos surpreender, tanto pelo bicentenário histórico de atentados à liberdade que essa gente carrega, quanto pelo histórico recente. O tipo de gente que derrubou Lugo fez o mesmo com Hugo Chavez e Manuel Zelaya, e tentaram repetir o feito com Rafael Correia e Evo Morales. E estamos falando apenas do século XXI. E de governantes que nem são propriamente de esquerda, apenas não fazem parte da panelinha de sempre.
Mas o que acontece é que a direita continental deu uma bela repaginada no visual. Apagaram os velhos traços do coronelismo, associação com militares e violação dos direitos humanos. Amparados pela mídia de seus países reescreveram a história. As torturas e assassinatos das ditaduras se transformaram em "lamentáveis equívocos" dos militares, dos quais eles não tinham nenhuma culpa. A esquerda sim, é perigosa. Quando aparece um Lula da vida sempre é construído como se fosse um Stalin em potencial. Felizmente temos a direita, eterna defensora da liberdade, para fiscalizar esses tiranos em germe que assolaram o continente.
Muita gente acredita nisso. Por ignorância, juventude ou desejo de ser enganado, olham para a direita latino-americana como os paladinos da democracia, sempre ameaçada pelos malditos esquerdistas. Aí se enfia no mesmo balaio de gatos gente como Lula, Kirchner, Lugo e Chávez, por exemplo, unidos pelo rótulo da tirania. A função da direita aí é nos proteger da tirania.
Aí vez por outra acontece um evento desses que faz cair a máscara. A América Latina teve duas ditaduras esquerdistas (Cuba e Nicarágua, ambas começando com a derrubada de uma ditadura de direita, aliás) e trilhões de ditaduras de direita. Quem sempre trouxe a ditadura foi a direita. Quem nunca respeitou a democracia por aqui foi a direita. E aparentemente não mudou.
PS: há algo que eu penso que normalmente aborrece meus amigos esquerdistas. Mas acho que o Brasil tem uma dívida com o PSDB nesse quesito. O fato de a oposição ter na liderança um partido historicamente comprometido com a democracia foi algo que até agora nos salvou do risco de quebras da democracia. Enquanto eles estiverem controlando seus aliados porra-louca, estaremos a salvo dessas coisas. Pense nisso.

2 comentários:

  1. Paraguai não sofreu golpe. O senado votou a favor do impeachment de Fernando Lugo. Foi algo legal pela constituição, em nenhum momento foi mudado uma vírgula da constituição para expulsão do ex-bispo. Quando Lugo estava na presidência ele sabia que isso fazia parte da constituição.
    Falta de democracia é intromissão do Mercosul nos problemas internos do Paraguai. E tiveram a incoerência de expulsar os paraguaios e incluir a Venezuela do ditador Hugo Chavez no grupo.
    Honduras passou pela mesma intromissão. Em 2009, o presidente Manuel Zelaya (esquerda) foi deposto do cargo. Pois queria mudar a constituição, aumentar o tempo no poder. E dizia a constituição que se o presidente que tentasse muda-la seria deposto. Lula logo intrometeu-se com apoio de Chavez. Honduras foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). Mas, anos depois foi aceita de volta por promover a eleição democraticamente de Porfirio Lobo.
    Então, parece ser algo mais ideológico do que para a defesa da democracia. Viva aos bolivarianos populistas! se intrometendo nos assuntos internos dos países latinos.

    ResponderExcluir