sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tá pouco imposto, pode mandar mais

Todo santo dia escuto gente reclamando da carga tributária brasileira. É generalizada a percepção de que pagamos impostos demais. Se for empresário então, sai da frente. Todos se sentem coitadinhos por causa dos "encargos" que oprimem os pobrezinhos que levam o Brasil à frente. Por algum motivo (só pode ser burrice ou insanidade) associam isso ao PT, que não criou ou aumentou um único imposto (na verdade na época da crise de 2008 Lula até cortou impostos para garantir a venda de carros). Pois bem: não concordo. Claro que o título do post é uma piada, mas acho que tem de ter muito imposto mesmo.

Esse pessoal que reclama de imposto vai aos EUA e volta maravilhado de saber que há coisas lá que custam mais barato que aqui. Acham que é só por causa da diferença na carga tributária. Claro que não é. Os preços são determinados pelo quanto o consumidor está disposto a gastar. Se a elite brasileira é otária de pagar caro por um sanduíche do Mc Donalds eles vão botar o preço lá em cima, lógico. Mas enfim, a questão nem é essa. O ponto é: quando brasileiro vai aos EUA? Quando estão de férias. Sabe aquilo que o empresário chama de "encargos", "custo Brasil", etc.? Pois é, férias está no meio, assim como 13o salário e aposentadoria.

Agora, você que acha uma maravilha os EUA porque lá tem menos impostos e encargos, me responda a uma pergunta. Você acha que norte americanos tem férias como as suas? Tem não. Minha nora, que é norte americana, tem 15 dias de férias por ano, e o patrão desconta os dias não trabalhados. Saúde pública eles não tem. Ou é plano de saúde ou paga por consulta ou procedimento (situação melhorou com o Obamacare). Assim, amiguinho, aqueles 30 dias por ano em que você não trabalha e ainda leva uma bolada que paga tua viagem para os EUA não existem lá. Nossa saúde pública é maravilhosa? Não, mas ela existe e atende a todos, ao contrário dos seus amados EUA. Aposentadoria esqueça. Só existe aposentadoria privada por lá. Você tem plano de aposentadoria privada? Não? Está contando com a aposentadoria que o Estado vai te pagar? Ué, mas como queria que o Estado te pagasse pra ficar em casa se não fosse com seus impostos?

Fechada a parte da burrice, vamos à parte do egoísmo. Uma das coisas mais curiosas que existe é esse pessoal que reclama que a educação pública é ruim, que a saúde pública é um lixo, etc. e quer pagar menos impostos. Sério: ninguém pode ser tão burro. De onde eles acham que sai o dinheiro para pagar essas coisas que não dos impostos? Mas lógico que não é burrice, é egoísmo mesmo. A pessoa quer que todos sejam felizes desde que não seja ela a pagar por isso. Faça o seguinte exercício. Pense naquele seu amigo que reclama de impostos o dia todo. Aí suponha que amanhã sai no Diário Oficial uma lei dizendo que todos os impostos seguem iguais só que ele não precisa mais pagar. Você acha que algum dia ele reclama de novo? Claro que não. Esse pessoal não é contra impostos, eles só não querem dividir seu rico dinheirinho com ninguém.

Da minha parte não reclamo de pagar impostos. Somos nós, classe média e alta que temos de pagar impostos para financiar os programas governamentais que melhoram a vida das pessoas. Na verdade, ainda que alta, a carga tributária brasileira é muito injusta com os pobres, que gastam uma porcentagem bem maior da sua renda com isso que os ricos, esses bebês chorões mimados que só sabem reclamar de tudo. Isso tinha de ser redesenhado, e elite e classe média pagarem mais. Somos um país pobre, com muita gente que precisa do Estado, e não vejo quem vá pagar por isso que não nós, que temos condição melhor. Na Europa é assim. Brasileiro vai lá, acha o máximo, diz que aqui devia ser assim mas não quer pagar por isso. Ou é burro de achar que essas coisas são de graça ou são egoístas querendo vida melhor pra todos desde que ele não tenha de pagar. Não vejo outra opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário