terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sobre os protestos

Ao menos pela minha forma de ver o mundo há muitos motivos para criticar o governo atual. Já deixei claro em outros posts: acho que houve erros na condução da economia e a formação da equipe deste segundo governo Dilma é um pesadelo total. Vão me desculpar os amigos governistas como eu, mas tá foda defender esse governo.

E acho absurdo que muitos companheiros pensem que o único motivo para sair de casa para protestar seja ser um coxinha babaca, ou algo pior, tipo gente que defende ditadura. O governo está ruim mesmo. Há motivos para queixas. Não tenho o mais vago problema contra quem não gosta dele. Eu também não estou gostando. E olhe que amo a Dilma. Mas amo de doer.

Também acho absurdo certos argumentos de quem defende o governo, tipo colocar o Zé Dirceu como mártir. Ele é um político corrupto e está pagando por isso. Sim, está errado que mídia e judiciário aliviem a barra de coisas parecidas quando feitas pela direita. Isso eu não discuto. Mas não anulam o que gente como ele fez. O governo do PT é um governo corrupto e negar isso é flertar com a insanidade.

Meu problema com as pessoas que foram as manifestações são outros. O primeiro é a lógica seletiva. Aí é aquela coisa: ou sua regra vale pra todo mundo ou só vale quando te interessa, aí você é um puta de um hipócrita. O PSDB enfrentou greves de professor em todos os estados que governa este ano. Se você votou neles e está na rua pedindo mais educação, você é hipócrita. Se você quer que o Estado ofereça melhores serviços de educação, saúde, etc. e quer pagar menos impostos, desculpe, mas você precisa pensar melhor na vida. Se você reclama da conta de luz, bota a culpa no governo federal, mas acha tudo bem não ter água em casa enquanto a conta de água sobe e os lucros da Sabesp batem recordes, vamos combinar, sua indignação é muito seletiva. Se você fica com raivinha do Haddad porque não concorda com as ciclofaixas, acha de boas o Alckmin atrasar barbaramente a entrega das obras do metrô, lamento, mas mobilidade urbana é a última de suas prioridades.

Mas o problema maior nem é esse. Por mais que digam que é "apenas uma minoria" (não sei se é, não tenho dados a respeito), tinha gente lá defendendo nazismo, ditadura, gente falando que rico tinha de governar o Brasil, etc. Pode ser que a maioria não concorde com isso. Mas ela viu e ficou quieta. Mais que ficar quieta, tirou fotos super orgulhosa de estar lá com essas pessoas. Chamou isso de "cidadania". O silêncio é uma omissão. É uma permissibilidade. Se eu vejo alguém fazendo algo errado e deixo pra lá eu sou cúmplice, não sou? Pois é. Foi o que aconteceu. Essas pessoas foram para a rua, viram gente pedindo ditadura, fazendo saudação nazista e não fizeram NADA. Absolutamente nada. Eu sou de uma família que sofreu muito por causa da ditadura, e nunca vou perdoar esse silêncio.

Nosso governo não está bem. E tem sim que lidar com episódios de corrupção. Mas ouvir gente que votou em Aécio Neves querendo impeachment e pagando de moralista é pra arrombar qualquer um. Sinceramente é algo que ninguém merece nesta vida. Hipocrisia tem limite. Ou deveria ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário