quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ainda há motivos para apoiar o governo?

O ano de 2015 vem sendo horroroso para quem apóia o governo. Todos os pesadelos estão se concretizando ao mesmo tempo. Nem me refiro aos protestos, aos pedidos de impeachment, isso é o de menos. O pior é o que vem do próprio governo. Acuada pelo contexto que ela própria ajudou a criar e sem qualquer habilidade política, Dilma entregou o governo a tudo o que há de pior neste país. Tipo: estamos comemorando a Globo e o Itaú ajudarem a segurar o governo vivo e torcemos para Renan Calheiros e Michel Temer trabalharem bem no mesmo sentido.

Como sabemos, o grupo oposicionista que tem alguma viabilidade eleitoral não é uma alternativa melhor. Faz tudo isso aí e ainda pior. Senta a porrada em professor, deixa a população sem água e por aí vai. Que ter Dilma é melhor que essa gente é algo que eu nunca sequer me questionei. Na minha cabeça é tão óbvio quanto o nascer do sol. Mas para quem fez muita campanha por ela e se acabou de tanto chorar no dia que ela venceu Aécio, é pouco estar ao lado do menos pior. Acho patético ouvir gente inteligente dizendo "vale tudo contra o PT" e não quero ser igual a eles no sentido inverso. Quero motivos para acreditar que Dilma é o melhor, não que ela é o mal menor.

Penso nisso em casa. O problema é que na universidade é simplesmente impossível colocar esse assunto em pauta. Encontro aquele monte de alunos nascidos e crescidos na periferia do Recife e das cidades vizinhas. Gente que nunca viu formatura de ninguém da família estudando em universidade, muito menos universidade federal. Pessoas que vivem num mundo em que ninguém nunca teve chance. E são infinitamente gratas a esse governo por estarem ali. Eles têm plena consciência de quem os colocou lá. Para eles não há nada no mundo que justifique questionar um governo que os colocou dentro da universidade pública, algo que seus pais jamais puderam sonhar.

Um par de anos atrás conheci o interior de Pernambuco. Conversei com um agricultor, com poucos dentes, explicando que até o governo Lula começar eles não tinham água e luz em casa. Entendeu? Água e luz. Direitos básicos que você e eu sempre tivemos. O gás também era do governo federal, assim como a cisterna que permitia que eles nunca ficassem sem água. O tipo de gente que todo mundo que mora no sul e sudeste nunca vai entender, e muitos deles dizem que essa gente vende o voto. Gente honesta e trabalhadora, sofrida, que para esses críticos comete o pecado de votar em quem melhorou suas vidas como ninguém.

Da perspectiva confortável dos bairros confortáveis das grandes cidades brasileiras (aqui especificamente me dirijo à esquerda, tanto quanto à direita) pode parecer que esse governo não fez nada e só sabe compactuar com os interesses estabelecidos. Mas quem conhece de perto pessoas pobres, humildes, doídas, sofridas, cujas vidas foram barbaramente melhoradas nesses anos, não consegue ver as coisas por esse prisma. A direita escrota, babaca, individualista, que só pensa em ir pra Miami nunca vai querer saber disso, assim como a esquerda danoninho em seus escritórios confortáveis onde o que importa são coisas que fazem a alegria dos jornais, tipo alianças horrorosas (que existem mesmo). Mas sem negar a realidade que essas pessoas vêem, aqui vai um contraponto: que tal olhar um pouquinho, uma vez na vida, para as pessoas que mais precisam e ver o que Lula e Dilma fizeram para mudar a vida delas?

Um comentário:

  1. Bom dia, mestre!
    Agradeço de já este texto harmônico que a permitir concordância e evitar ruídos temperamentais. Podemos ver nas entrelinhas que essas palavras vieram do coração e bem organizadas não escondem ter passado por uma linha coerente de raciocínio proveniente dum cérebro avivado.
    Onde leciono, interior de MG, existimos muito beneficiados por programas como FIES, onde pude cursar História, Fome Zero, onde os pequenos agricultores tiveram mercado com a escola e a escola mais qualidade, segurança e identificação com a própria merenda, o Bolsa Escola, que as mães tendem a usar o amor para administrar o dinheiro, o ENEM equilibrando a diferença de qualidade de educação, enfim há mais ainda, mas sei que não preciso citar.
    Apesar desses benefícios, vejo grande insatisfação com o governo como se estivessemos pior que nunca, principalmente daqueles que não viram de FHC pra lá. Por mais que nas aulas a história escancare a verdade, no outro dias eles ainda conseguem abrir os olhos e assistir TV.
    Lembro que ouvi de você se não me engano que o Brasil não dá ouvidos à história, na redução da maioridade penal, não foram no adubo do problema, nem na raiz, investem em podar frutos podres, fosse uma empresa, essas bancadas seriam o erro fatal.
    Fico feliz que ainda sustentamos este governo que está revolucionando sem pressa porque conhece história e sabe que não dá pra dar um passo maior que a perna, se agente põe prego na areia, ele equilibra, mas um sopro e já era!
    Este governo sim, tem Paulo Freire como um fundador do partido, Lula, Dilma batalhadeira sorrindo de vermelho.
    Meu amigo e mestre Tiago, obrigado pela esperança que faz cantar e voar com seus ensinamentos, tudo está perfeito para melhorar e temos todo o tempo!
    Abraço!
    Inté!

    ResponderExcluir