quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O ministério da Dilma

É generalizado entre os eleitores esquerdistas da Dilma o sentimento de decepção com o ministério que foi anunciado. E de fato é um sentimento facílimo de entender. Passamos anos defendendo o governo. Quando a coisa apertou e parecia que Aécio ia ganhar nós fomos para a rua. Não tenho nenhuma dúvida que Dilma jamais teria sido reeleita sem nossa ajuda. Aí quando ela ganha a eleição nomeia essas pessoas? Como assim? De fato soa intolerável.

Este post não tem qualquer pretensão de defender as nomeações. Quem acompanha o blog sabe que quem escreve aqui é um eleitor de esquerda que aprova as políticas sociais do PT mas não suporta o desastre político ideológico que vimos nos últimos 12 anos. Mas acho que vale tentar pensar de forma minimamente racional sobre o que está acontecendo.

A grande questão é: Dilma sabe que vai vir chumbo grosso no caso da Petrobrás. Não adianta ficarmos fingindo que está tudo bem se demonstrarmos o fato óbvio que o PSDB também fez a festa por lá e a mídia esconde isso. O fato concreto é: pessoas importantes do governo estão envolvidas. Isso virá à tona. Os grandes veículos de imprensa baterão pesado. Neste momento essa é a questão central para Dilma. E não adianta a gente se iludir: ela vai fazer o diabo para se salvar. E isso inclui nomear o capeta para o ministério se isso ajudar a alcançar o objetivo.

Tudo isso é péssimo sim. Mas me enoja ainda mais ver gente fazendo demagogia nas redes sociais bancando os indignados com isso tudo. Quem acompanha minimamente a política sabe que o ministério da Agricultura está nas mãos dos ruralistas desde sempre, incluindo os últimos 12 anos. Katia Abreu sem duvidas é um baita soco simbólico na cara. Mas em termos concretos, não difere do que vinha antes. O novo ministro do esporte não tem nada a ver com a área? Não. Mas me mostre em que Aldo Rebelo tinha ligação com o assunto. Isso é mais do mesmo. Desde que chegou ao governo o PT fez alianças com o que há de pior na nossa política. Quem votou na Dilma sem saber disso é muito inocente ou burro.

Sim, há coisas que matam de raiva. No meu caso particular o Cid Gomes como ministro da educação é pra querer morrer. É uma coisa horrorosa. Mas aí eu volto ao ponto de partida: quem achou que teríamos um ministério de esquerda? Quando teclamos 13 na urna e apareceu a cara do Michel Temer no canto como vice, e você confirmou, você realmente imaginava que viria por aí um governo sem alianças podres?

Vivemos num país em que a maioria do legislativo não tem ideologia e está pouco se fodendo se PT ou PSDB está no governo. Eles querem cargos, seja lá qual for o governo. Quem quer que ganhe as eleições sabe que só vai governar se fizer a vontade desse pessoal. E quando se trata de um governo com o cu na mão pelas roubalheiras que estao prestes a ser denunciadas, aí que essa gente se aproveita mesmo.

Resumindo ao extremo: o ministério da Dilma é um lixo sim. Mas muito pior é quem se diz surpreso, magoado, chateado, mas estava lá quietinho vendo o congresso se enchendo de picaretas. Gente que grita "REFORMA POLÍTICA" sem nem saber o que é isso, espera que um presidente pise nos outros dois poderes e vai chiar nas redes sociais quando isso não acontece. Aí sim temos a babaquice em estado puro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário