terça-feira, 10 de junho de 2014

Peguem leve com Neymar

Este blog teve uma encarnação anterior, no qual era discutido um amplo leque de temas: futebol, música, política, história, enfim, tudo o que é do interesse deste que vos escreve. Em sua versão atual o 171nalata acabou se dedicando mais à politica. Não sei se acertei ou errei ao fazer isso (podem opinar, inclusive), mas estamos quase na copa e não dá pra resistir a falar de futebol. Esse tema vai ser dominante nas próximas semanas por aqui. Começo falando sobre algo que me preocupa: Neymar.

Neymar tem 22 anos. Nasceu quando eu estava fazendo faculdade. E hoje é visto como o grande responsável por fazer o Brasil vencer a copa do mundo em casa, algo que é uma das nossas grandes frustrações. E se não conseguirmos o título, não há dúvidas: o culpado será ele. Mas vamos pensar no seguinte: o guri merece isso? Uma boa maneira de avaliar é ver o que os maiores gênios do futebol mundial faziam com essa idade.

Aos 22 anos Pelé já tinha ganho tudo o que um jogador de futebol pode sonhar. Mas convenhamos: Pelé não é parâmetro de comparação para nada. Vejamos outros. Comecemos com Garrincha: com essa idade o monstro das pernas tortas não tinha sequer um título estadual no currículo. Nem sonhava em jogar na seleção. Zico? Era campeão estadual, mas nunca havia jogado na seleção. Sócrates? Um desconhecido jogando no Botafogo de Ribeirão Preto. Ronaldinho Gaucho? Era um brilhante coadjuvante dos geniais Ronaldo e Rivaldo na conquista de 2002.

E os estrangeiros? Puskas aos 22 anos nem havia sido campeão húngaro. Di Stefano era coadjuvante de um time fenomenal do River Plate. Cruijff tinha títulos holandeses mas era um desconhecido fora de seu país. Maradona tinha um título argentino pelo Boca e naufragou completamente no mundial de 1982.Zidane jogava no Bordeaux, não tinha conquistado nenhum título e não era titular da seleção francesa. Platini jogava no pequeno Nancy e nem havia disputado copa do mundo.

Mas claro que a comparação implícita é sempre com Messi, o grande craque do futebol atual. Aos 22 anos Messi já era o melhor do mundo. O que não o impediu de voltar pra casa sem a copa de 2010. Pode-se argumentar que ele não foi o maior culpado da retumbante derrota contra a Alemanha. E não foi mesmo. O ponto é justamente esse: muitos fatores estão envolvidos em uma derrota. Muitas vezes o melhor jogador do time acaba carregando o peso de uma fracasso do qual ele não foi o maior culpado.

Neymar é uma tremenda promessa. Está ainda no começo da carreira e tem muito a realizar. Mas não tem nenhuma culpa do fato de o país depositar nele todas as suas esperanças. Ele deveria ser o que foi Ronaldinho Gaucho em 2002: um tremendo coadjuvante. Mas Kaká e Ronaldinho Gaucho entraram em declínio cedo demais e Robinho não chegou onde se esperava. As duas gerações que deveriam comandar a seleção brasileira neste mundial falharam. Neymar não tem nenhuma culpa disso. Se o Brasil perder a copa, que não se venha colocar a culpa nos cortes de cabelo dele, por favor.

3 comentários:

  1. há tempos, faço uma relação que a Seleção numa Copa tem vários que eram talentosos e promissores na Seleção Olimpica de 6 anos antes ao referido Mundial

    em 1994, tinhamos jogadores que haviam jogado as Olimpiadas de 1988, como Taffarel, Jorginho, Mazinho, Ricardo Rocha, Romário e Bebeto

    em 2002, tinhamos jogadores que haviam jogado as Olimpiadas de 1996, como Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldo, Juninho Paulista, Luizão e Dida

    em 2014, teremos jogadores que estavam nas Olimpiadas de 2008, como Thiago Silva, Hernanes, Marcelo, Ramires e Jô

    porém vários talentosos e promissores àquela época, não estão tão bem hoje, casos de Anderson, Alexandre Pato, Breno, Thiago Neves e Rafael Sóbis
    acho que pesará mais a queda destes na Seleção de 2014 do que a queda dos trintões Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano

    Neymar jogou nas Olimpiadas de 2012, logo seria para esperar mais dele em 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua analogia aos jogos olímpicos e vou puxar um pouco para a seleção torço e cubro: a Argentina. Teve uma excelente geração em 2008 que é base da Copa do Mundo. Sem contar com a a geração de 2007, do Mundial Sub-20. Quem sabe... Vai que cola.

      P/s: E xará, esquecer um Messi foi meio que uma provocação ultrajante. hahaha

      Excluir
  2. Eu sou de opinião que quanto mais diversidade de temas é discutido melhor. Mas alguém pode dizer que digo isso porque sou geminiana :p Enfim, Neymar é só um e futebol não é um jogo de um homem só. Concordo com tuas observações e acho que vou gostar mais ainda do blog em clima de copa, vai ajudar a acompanhar os jogos já que ver todos talvez se torne um tipo de missão impossível para minha pessoa!!!

    Cheros Tiago :)

    ResponderExcluir