sexta-feira, 25 de abril de 2014

Investimentos petistas e tucanos na educação: números

Quantas vezes ouvimos pessoas criticando o governo federal pela falta de investimentos na educação? O tempo todo, né? Qualquer ação governamental que a pessoa não goste, lá vem "olha aí, dinheiro que poderia ser investido em educação, este país é uma vergonha!". Se você olhar os comentários das notícias na internet então, aí é uma festa. Só falta dizer que a Dilma ao invés de comer deveria jejuar e doar o dinheiro da feira para a educação.

Quando ouço isso de uma pessoa razoável eu tento debater. Argumento que a constituição prevê que a educação básica é obrigação de estados e municípios. Algumas pessoas começam a apelar falando de mensalão e coisas do tipo. Outras me devolvem um argumento que eu acho razoável até um certo ponto: que o governo poderia fazer mais, ainda que não seja o responsável principal pelo assunto. Acho o argumento válido. Poderia mesmo. O "até certo ponto" se justifica apenas porque normalmente isso é uma tentativa de desviar o foco das críticas a prefeitos e governadores, os reais responsáveis pelo assunto.

Resolvi então ver mais de perto a questão. Fui ver o investimento dos governos de São Paulo e Minas Gerais nesse campo. O motivo é claro: são governos tucanos de longo prazo, nos dois estados com maior orçamento do país e celeiro dos principais nomes do partido, incluindo Aécio Neves, candidato do partido à presidência. Fui ver ainda quanto o governo federal destinou a esses estados através do Fundeb, recursos destinados apenas à educação básica. Vejamos então os dados do ano passado (apenas dados oficiais).

Em 2013 o governo do estado de São Paulo afirma ter destinado à secretaria de educação um total de 24,25 bilhões.Já o governo federal, através do Fundeb, enviou 28,65 bilhões para o estado mais rico da federação utilizar em educação básica. 52,7% desse valor foi entregue nas mãos do governador Geraldo Alckmin, o restante repartido entre prefeituras. Ou seja, mesmo o governo estadual sendo o responsável constitucional pela educação, quem mais investiu nas crianças paulistas foi o governo federal.

Vamos então às alterosas. Em 2013 o governo Antonio Anastasia destinou 9,3 bilhões de reais à secretaria de educação. No mesmo ano o Fundeb enviou para Minas Gerais 9,98 bilhões de reais. Desse valor, 54,83% foi para as mãos do governador, e o restante ficou com as prefeituras do estado.

Passando a régua. Nos dois estados mais populosos da federação, o PSDB gastou em 2013 um total de 33,5 bilhões, enquanto o governo federal enviou para os mesmos estados (contando apenas o Fundeb) 38,63 bilhões para a educação básica. Mesmo considerando, e jamais esqueçamos isso, que os responsáveis pela educação básica, segundo a constituição, são estados e municípios. O dinheiro federal deveria ser apenas um complemento. Mas supera a mixaria investida pelos governos tucanos.

Algo muito parecido ocorre em Pernambuco, estado governado pelo outro candidato oposicionista. Em 2013 o orçamento da secretaria de educação foi de 3,09 bilhões. Por seu lado, o Fundeb enviou para o estado 4,1 bilhões, 40% para o governo e 60% para prefeituras. Uma diferença percentual ainda maior que no caso dos governos tucanos.

Antes que os mais exaltados comecem a me xingar escutem o seguinte: em nenhum momento foi dito ou sugerido aqui que estamos bem em educação ou que o PT fez o que deveria. Eu seria um completo idiota se sonhasse em dizer coisas como essas. A educação continua ruim, e é evidente que um partido com a história do PT poderia ter feito mais nesse campo. Não há como discutir essas coisas.

Mas teremos uma eleição. Paulo Freire não será candidato. Darcy Ribeiro também não. Muito menos Anísio Teixeira. Se queremos uma educação melhor, temos de pensar nos que se apresentam como possibilidades concretas e reais. E os números mostram um cenário muito claro. Com todos os seus problemas nessa área, o governo federal gastou mais com a educação básica do que os partidos que se apresentam como soluções. A cada 100 reais que o governo Dilma investiu na educação das crianças paulistas e mineiras, o PSDB gastou 87. A cada 100 reais enviados para a educação pernambucana, Eduardo Campos investiu 75. Isso porque, nunca esqueçamos, eles são os responsáveis principais pela educação em seus estados. Não é uma opinião minha. Está na constituição.

No fundo o que me irrita é outra coisa. É a mistura de ignorância e má fé que vemos por aí. O Brasil é uma federação. E utiliza o sistema dos três poderes. A constituição determina claramente as obrigações de cada um. Mas todos os problemas do Brasil, reais ou imaginários, são debitados na conta do governo federal. Nem ao trabalho de pesquisar as pessoas se dão (os dados apresentados aqui foram recolhidos em 15 minutos, são oficiais, facilmente achados no google). Ouvem qualquer idiotice e passam pra frente. Não se informam, não pensam, não analisam, apenas repassam lixo que escutaram. Posando de críticos ainda por cima.


4 comentários:

  1. lamentável é saber que a ignorância não tem classe social e nem escolaridade.

    ResponderExcluir
  2. Vc incorre em erro, pq o q foi gasto na secretaria estadual, é o q é gasto nas escolas estaduais, daí q o dinheiro todo enviado por meio da Fundeb deveria ser cindido entre o q ficou com o estado e o q ficou com os municípios, com isso veríamos o qto o governo federal gastou nas escolas estaduais e o qto o governo estadual gastou! por fim, para uma análise mais imparcial, deveria mostrar os mesmos números em relação aos estados governados pelo PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a):

      1) O texto, do início ao fim, é explícito ao dizer que o comparativo é entre o que o governo federal gastou com educação nos estados citados e o que o governo de cada estado gastou. Inclusive se discrimina o quanto foi para o estado e o quanto foi para os municípios. Me surpreende que você não tenha entendido isso, já que o texto faz essa distinção de forma clara e cristalina. A comparação é entre quanto o governo federal destinou à educação desses estados e quanto os governos estaduais gastaram.

      2) De fato teria sido uma boa ver como é em um estado governado pelo PT sim. Na verdade usei estados oposicionistas para ver se procediam as queixas dos oposicionistas sobre o que consideram ser um baixo investimento do governo federal em educação. Mas concordo: ter usado um estado governado pelo PT teria feito a comparação ser mais completa.

      Grato pelo comentário

      Excluir
    2. Então por que não enriquece seu argumento e nos forneça esses dados? Ja que são tão fáceis e acessíveis .

      Excluir