terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Independente do seu partido político, a dor da discriminação existe. E muito perto de você

Quem quer que tenha alguma ideia do que são PT e PSDB sabe: os partidos que hegemonizam a política brasileira nos últimos 20 anos são inteiramente contrários a coisas como racismo e homofobia. Pensar no Lula sendo racista ou no Montoro sendo homofóbico é algo que não cabe. O mesmo vale para Dilma, Serra, Zé Dirceu, Covas, Mercadante, FHC, etc. Por mais que divirjam em muitas questões, esses partidos tem DNA democrático e nunca apoiariam agendas desse tipo.

Mas infelizmente o Brasil segue sendo racista, machista, homofóbico, anti nordestino. O que siginifca o seguinte: os candidatos que, somados, tem 100% dos votos em todas as eleições presidenciais dos últimos 20 anos, representam algo em que o país não acredita. Vamos dizer a verdade: candidatos do PT e do PSDB receberam nesses anos todos votos de pessoas que tem ideias medievais.

Uma parte da culpa é dos partidos mesmo. Ambos chegaram ao poder e nunca se preocuparam em mudar o país em que viviam. Cada um em seu momento, FHC, Lula e Dilma venceram eleições, colocaram em prática suas politicas econômicas mas nunca enfrentaram os temas citados. Permitiram gostosamente que o Brasil profundo seguisse espancando mulheres, matando homossexuais, estigmatizando negros e por aí afora. Sempre morrendo de medo da enorme bancada conservadora, e em nome da governabilidade, permitiram que os Bolsonaros e Felicianos da vida impusessem suas agendas absurdas.

Outra parte da culpa é de quem elege essas pessoas. Aquele que acha que o Bolsonaro é um cara corajoso por enfrentar a tirania gay feminazi. O que pensa que Feliciano é a salvação da "família". Quem vota meio sem pensar no cara do bairro que é gente boa e nunca vai se eleger, mas soma votos para esse pessoal chegar à Câmara. Essas são as pessoas que lotam o legislativo de entulho, de pessoas que os cagões petistas e tucanos morrem de medo de desagradar. É por causa de gente assim, e dos que morrem de medo deles, que a situação é essa.

Aí quem paga? Minha filha, que é homossexual e tem de lidar com a rejeição de quem deveria dar suporte a ela. Minha irmã, espancada enquanto corria para manter a forma, só porque é mulher. Minha sobrinha, linda e maravilhosa, mas que tem o pecado da pele escura. Meus alunos, que nem podem falar do quanto tiveram sua vida melhorada sem serem chamados de analfabetos nordestinos que vendem seu voto por um bando de gente que nasceu em berço de ouro e sempre teve tudo.

Parabéns a todos os envolvidos no processo. Todos vocês que acham que o Bolsonaro é um cara corajoso. Os que pensam que o Feliciano tem lá seus méritos por defender a "família". Os que votam no vizinho sem saber de que partido ele é, já que "é tudo igual mesmo". Os que endossam as posições dos reaças imbecis achando que estão desafiando a "ditadura do politicamente correto". Parabéns a vocês. As cenas descritas no parágrafo anterior acontecem milhares de vezes por dia em nosso país por causa de gente como vocês. Espero que estejam felizes com isso.

Pois ao seu lado também há gente assim. Seja lá quem você seja, pode ter certeza que bem pertinho de você tem alguém que sofreu pela sua orientação sexual. Alguma mulher que foi abusada sexualmente ou que foi surrada por algum misógino imbecil. Independente de quem você seja, há alguém que você ama que é vítima de racismo todo santo dia. Por isso citei pessoas tão próximas a mim. Entendam, amigos e amigas: bem pertinho de você tem gente vítima de estupro, agressão, racismo, homofobia. Pois esse é o mundo em que vivemos. Se você prefere fingir que não acontece nada, e seguir sua vida, tudo bem. Mas saiba: tem gente sofrendo muito pela sua postura. Sofrer por isso tudo já é doloroso em um nível que nem posso imaginar. Mas sua postura privilegiada torna tudo pior para gente que te ama. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário