sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O que o nordeste fez por mim

Hoje uma grande amiga, que está fazendo concurso para um posto em uma universidade nordestina veio me perguntar o que é viver nessa parte do país. Aqui vai o que respondi.

Viver no nordeste muda a sua vida. Em muitos sentidos. Um deles, para quem é de esquerda, é político. Você passa a vida acreditando que o dever do Estado é cuidar de quem mais precisa e tal. Mas aí "quem mais precisa" deixa de ser um conceito e se transforma em pessoas que você conhece. Você ouve gente te falando que viveu e cresceu em uma casa que não tinha luz e água. Escuta alguém que cresceu no interior contando que tinha de acordar as 4 da madrugada para ir caminhando no escuro para a escola, e que teve colegas que foram mortas por animais no trajeto.

Morar no nordeste implica em achar um lixo as demandas individualistas e egoístas da nossa elite. Um bando de gente que nasceu, cresceu e sempre teve de tudo. Nunca se preocuparam em ter o que comer, nunca tiveram de pensar no que seria o amanhã. E que hoje, tem a coragem de dizer que o Estado não tem de ajudar ninguém, que quem vota no governo é vendido, ignorante e não sabe o que faz.

Aí quando você cruza as imensas histórias das pessoas que tiveram suas vidas melhoradas nos últimos 12 anos por aqui, com as queixas absursamente individualistas dos que detestam o governo ("aumentaram a gasolina, que droga, vou ter de pagar mais caro para desfilar meu carrão por aí"), é meio que impossível não ter sangue nos olhos contra quem defende um mundo voltado para os empresários. Deixa de ser ideológico e vira pessoal.

Se eu nunca tivesse vivido no nordeste eu encararia isso como uma discussão ideológica. Mas eu vivo no nordeste há 7 anos. E sei muito bem o que é ser um sulista que acha que o voto nordestino é menos qualificado que o das partes mais desenvolvidas do país. Conheço, de dentro da minha alma, a condescendência que temos com quem achamos que vota simplesmente a partir de impulsos primários, como a fome.

Graças ao nordeste eu aprendi que só existe uma coisa que importa nesta vida: um governo que melhore a vida das pessoas que mais precisam. O resto é resto. E vai ser resto para sempre.

E eu amo o nordeste. Que é uma região com muitos problemas, que ultrapassam o econômico. Só que eu não saio daqui nunca mais. Essa gente é minha gente.



Um comentário:

  1. Meus votos como fã foram renovados pela eternidade! Parabéns pelo texto meu amigo, abração!

    ResponderExcluir